TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Publico Privado

Pesquisas Acadêmicas: Publico Privado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

Estado Liberal: todos os indivíduos são livres e independentes, não submetidos ao poder de outra pessoa mas à lei, defende a idéia de Estado mínimo como organização política, intervindo apenas no necessário para a liberdade e igualdade dos cidadãos e um mercado auto- regulador, garantindo de certa forma uma autonomia no campo econômico em relação ao público.

Estado Socialista: O Estado Socialista caracteriza-se pelo controle estatal de todo o processo produtivo desde a produção até a distribuição de bens e prestação de serviços, desaparecendo a possibilidade de competição e a iniciativa privada, consequentemente negando o direito à propriedade privada e à liberdade econômica .O sistema socialista é oposto ao capitalismo, cujo sistema se baseia na propriedade privada dos meios de produção, e no mercado liberal, concentrando a riqueza em poucos.

Estado de bem Estar Social: o Estado intervém por meio de políticas públicas no mercado a fim de assegurar aos seus cidadãos um patamar mínimo de igualdade social e um padrão mínimo de bem-estar. O Estado expande mais sua ação interventora e regulatória sobre o mercado. O mesmo faz uso da força estatal por meio da implementação de políticas públicas visando intervir nas leis de mercado, sendo que o Estado exerce um papel chave na proteção e promoção do bem estar econômico e social dos cidadãos. O estado de bem-estar social é baseado nos princípios de igualdade de oportunidades, de distribuição justa das riquezas e de responsabilidade pública por aqueles que não podem prover a si mesmos com o mínimo necessário para viver em condições adequadas.

Estado desenvolvimentista: O Estado regula o mercado, promove o bem-estar por meio de políticas públicas de educação, saúde, previdência e ainda promove a industrialização do país.

Estado neoliberal: neste modelo, acorre a absoluta liberdade de mercado e existe uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim em grau mínimo, ou seja o neoliberalismo é um conjunto de políticas econômicas capitalistas que defende a não participação do Estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com