TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Exames: QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  2.561 Visualizações

Página 1 de 4

1 Introdução

O presente trabalho visa abordar na atualidade a questão social os impactos trazidos pelas expressões da ”questão social” perante as transformações societarias contemporanea economicas, sociais e politicas, tendo um carater interventivo e sua atuação na realidade social.

As multiplas dimensões constitutivas do exercicio profissional do assistente social tem sido como nova proposta de reformulação curricular como objeto do serviço social, focando trabalho socioeducativo e para resgastar a concepção de questao social ou as expressões da questao social, com a necessidade de intervir de forma eficaz e eficiente através do seu conhecimento.

2 Desenvolvimento

A Questão social foi surgida no seculo XIX, uma denominação a partir da manisfestações da miseria e pobreza que veio da exploração das sociedades capitalistas e com o desenvolvimento da industrialização, onde começa as lutas pelas condiçoes de vida e trabalho.

A partir dos anos 1930 a Questão social começa a ser tratados como problemas politicos, sociais e economico, com o desenvolvimento do modo de produção capitalista o serviço social surge como profissão, dos processos de alienação, antagonismo, desigualdade, discriminação e injustiça presentes nos modos do capitalismo na sociedade brasileira,

A Questão Social é muitas vezes vista como um objeto de trabalho do serviço social como utilidade social para responderem às necessidades das classes sociais que se transformam, por meio de muitas mediações em demandas para a profissão.

Os assistentes sociais trabalham nas suas mais variadas expressoes cotidianas que visa produzir mudanças na vida social das populaçoes atendidas, no trabalho, na familia, na habitação, na saude, na assistencia social publica, etc. A assistencia social é dever do estado e direito de todo cidadão que dela necessitar conforme a Constituição Federal de 1988 que garantiu os direitos sociais, a partir dos anos 1980 deu inicio a sua dimensão interventiva, o grande papel é o desafio do assistente social é criar condições da população de acesso ao direito de cidadania.

As expressões na visão de alguns que o processo de transformações sociais na sociedade contemporanea tem uma nova questao social, mas na verdade é as mesmas “velhas questões” , naõ há uma nova questão das expressões das desigualdades da sociedade capitalista é as mesmas ate os dias atuais, o que temos novas expressões da questão social.

Nós estamos em tempo de crise onde cresce o desemprego, o subemprego, as lutas por meios para sobreviver no campo ou na cidade. Mas essa realidade socioeconômicas infelizmente ainda vivenciamos as expressoes da questão social em todo o globo, as desigualdades sociais com o crescente aumento do numero de individuos, familias e comunidades que vivem em condições precarias, estado de miseria,falta de moradia digna, as disparidades sociais, a extrema concentração de renda, os salarios baixos, o desemprego, a fome que atinge milhoes de brasileiros, o descaso pela educação, a mortalidade infantil, a marginalidade, violencia, pobreza, a exploração, abandono, ganancia, a indiferença, preconceito etc.

No Brasil, apesar dos avanços da ultimas decadas o indice de desigualdades ainda é um dos maiores do mundo, com a gravidade das diferenças sociais e isso acontece devido a má distribuição de renda que é feita de forma diferente onde o rico é mais rico e o pobre mais pobre. A desigualdade social tem causado um crescimento das crianças e jovens sem preparação para a vida, pois, metade dessas crianças são pobres e vivem com renda per capita que não ultrapassa meio salario minimo, devido a essa pobreza crianças e adolescentes, passam fome, falta moradia, escola, trabalho forçado entre outras e muitas não conseguem oportunidade e acabam se tornando marginais.

A desigualdade social no Brasil, prejudicam cidadãos de todas as faixas etarias, principalmente as crianças e os adolescentes. A educação para crianças e adolescente é importantissimo para construirmos uma sociedade menos desigual com um pouco de dignidade para o enfrentamento da questao social na contemporaneidade.

A consequencia da situação socioeconomica é um problema enfrentado atualmente em todo o mundo , medidas de atuação entre o poder publico e privado, a intervenção do setor privado de implementar medidas nos setores deficitarios, organizaçoes não governamentais(ONGs), atendendo demandas sociais, utlizando recursos privados ou parcerias com o proprio estado, uma forma da diminuição da desigualdade social na tentativa de construir um país mais justo e igualitario para todos.

3 Considerações finais

As expressões da questão social que atinge toda sociedade na vida social de milhares de pessoas, a sociedade juntamente com os profissionais de serviço social e do estado, se unam para amenizar os reflexos da questão social na construção da cidadania e garantia dos direitos sociais a todos.

.

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »