TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Comparativo

Artigos Científicos: Quadro Comparativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Quadro Comparativo das teorias da Psicologia

Gestalt

• Visão do homem: Os críticos falavam que a psicologia Gestalt tratava do problema como se ele não existisse. Os Psicólogos experimentais afirmavam que essa teoria era muito vaga e que seus conceitos não eram bem definidos, mas os Psicólogos da Gestalt contradiziam dizendo que a teoria não era vaga, mas sim incompleta por ser uma teoria ainda nova. Já outros diziam que os trabalhos da teoria Gestalt eram inferiores aos do Behaviorismo.

• Motivação: Motivação no ato de aprender é muito importante, portanto, uma função estrutural na aprendizagem é ver a relação entre o espaço do campo psicológico em que está à vontade, e o campo psicológico em que se acham representadas as coisas que satisfaz à vontade.

• Personalidade: Como para os psicólogos o ser humano age em um mundo de forças a personalidade é como um centro de campo de força, essas forças são representadas por vetores e o comportamento é o resultado desses vetores, às vezes podem ser positivos e outras vezes negativos.

• Objetivo: Essa teoria se baseia no “aqui e agora” e tem como seu principal objetivo fazer com que as pessoas restaurem o seu contato com as pessoas, mundo e consigo. Ela é considerada uma teoria humanista e por isso acredita que qualquer pessoa tem a capacidade em se auto-realizar.

Psicanálise

• Visão do homem: Parte do ponto em que o fenômeno humano tem um sentido e que nem sempre está claramente disponível para a pessoa. A Psicanálise trabalha com a base de um homem dividido, que não é apenas consciência ou comportamento, mas um homem que se coloca frente ao sentido das coisas, é um ser dividido que escapa a si mesmo.

• Motivação: O comportamento na Psicanálise é determinado pela motivação inconsciente e pelos impulsos instintivos relacionados aos três sistemas da personalidade.

• Personalidade: Freud usou três sistemas para referir-se a personalidade; O id, ego e superego. O id é um reservatório de energia psíquica e é onde ficam as pulsões da vida e da morte e é regido pelo principio do prazer, o ego é um ponto de equilíbrio entre as exigências do id e do superego, procura dar conta dos interesses das pessoas e é regido pelo principio da realidade, e o superego origina-se a partir das proibições, dos limites e autoridades.

• Objetivo: A Psicanálise se refere à teoria, método de investigação e a pratica profissional. A teoria caracteriza-se por ser um conjunto de conhecimentos sobre como a vida psíquica funciona, o método de investigação busca o significado oculto naquilo que se manifestam por meio das palavras, ações ou imaginações, e a pratica profissional refere-se à ao tratamento.

Behaviorismo

• Visão do homem: No Behaviorismo o homem não é visto como agente, ser ativo capaz de dar direção a suas ações e a sua vida. Ele não é visto como um sujeito, mas sim como um objeto de controle do ambiente, passivo e um reflexo das determinações externas e alheias.

• Motivação: A motivação tem caráter impulsivo, pois as respostas aos estímulos seriam automáticas e motivadas pelo ambiente.

• Personalidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com