TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais As Competências E Habilidades Do Engenheiro No Mercado De Trabalho Atual?

Trabalho Escolar: Quais As Competências E Habilidades Do Engenheiro No Mercado De Trabalho Atual?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 7

Faro- Faculdade de Roseira

Amanda Batista, Hellys Gabriel, Juliana Barbosa,

Lucas Augusto, Matheus Machado

Competências e habilidades para o engenheiro no mercado de trabalho

O engenheiro no mercado atual

Roseira

2014

2

Amanda Batista, Hellys Gabriel, Juliana Barbosa,

Lucas Augusto, Matheus Machado

Relatório de pesquisa apresentado como

requisito parcial para a aprovação na

disciplina de metodologia de pesquisa e

Tecnológica.

Orientador: Profa. Ms. Gissele Banafé

Costa de Abreu.

Roseira

2014

3

RESUMO

Discute- se metodologias para consultar o mercado de trabalho quanto ao perfil de formação esperado para engenheiros. Exemplos de aplicação destas metodologias são apresentados através de várias ferramentas de pesquisa, sendo elas: jornais, revistas, sites de busca, entrevistas e questionários com profissionais do ramo, mostrando- se o tipo de resultado obtido.

Palavras- chaves: engenheiros, perfil de formação, ferramentas de pesquisa, resultado.

4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ___________________________________________ 5

2 DESENVOLVIMENTO ____________________________ 6

2.1 REVISÃO DE LITERATURA _____________________ 6

2.2 METODOLOGIA ________________________________ 7

2.3 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS__ 8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ________________________13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _________________ 14

5

INTRODUÇÃO A primeira ideia que vem a cabeça quando alguém menciona a palavra engenharia é de uma profissão árdua e difícil. Ou seja, um bicho de sete cabeças. Pois essa visão distorcida da realidade, aliada ao mau preparo dos alunos de ensino médio nas disciplinas de física, química e matemática, tem levado a uma fuga dos estudantes para carreiras ditas mais interessantes como as tradicionais, medicina, economia, arquitetura e direito. Por conta disso, o Brasil enfrenta hoje um grave problema: a falta de engenheiros preparados e qualificados num mercado cada vez mais carente desse tipo de profissional.

Ele precisa desenvolver características e habilidades para trabalhar em grupo, liderar pessoas, trabalhar com diversos tipos de conflitos e pressões.

Assim, as empresas vão moldando o perfil desse profissional ao mesmo tempo em que as mudanças vão alterando o seu comportamento e desenvolvimento.

De acordo com o Engenheiro de Produção Moraes M.C. o mercado de trabalho está exigindo um profissional capaz de continuar aprendendo, participando e interagindo com os outros e, principalmente, um indivíduo capaz de sentir-se feliz como pessoa e como profissional, vivendo num mundo em permanente mobilidade e evolução. Ainda, que deve ser um cidadão com um potencial cognitivo ampliado, versátil, autônomo, capaz de transitar, emocional e intelectualmente pelos diversos caminhos da sociedade do conhecimento, que possua visão de totalidade, associada à formação de competências básicas, com os pré-requisitos necessários para que seja membro de uma cultura pós-moderna, capaz de integrar um sistema produtivo, ser consumidor consciente e tomar posse de informações presentes no mundo que afetam sua vida como cidadão ou cidadã.

As competências e habilidades que o mercado deseja é um parâmetro importante pra definir, não só os conteúdos, mas também a metodologia utilizada para a formação do principal produto da universidade, o cidadão, neste caso o engenheiro.

6

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 REVISÃO DE LITERATURA

A profissão de engenheiro está diretamente associada a esse processo de evolução. Antes dele, as funções conceituais e de projeto eram competência do profissional do oficio, do mesmo modo que as funções de estimular as artes industriais mediante inovação (BRAVERMAN, 1974, p.118).

No que diz respeito a engenharia, o raciocínio analítico, bem como a competência para a resolução de problemas de ordem técnica ou não, deve ser desenvolvido ao longo de sua formação.

No contexto atual, o ensino de engenharia no Brasil, como parte do cenário mundial, demanda o uso intensivo da ciência e tecnologia exigindo profissionais altamente qualificados. Fleury e Fleury (2004) afirmam que a qualificação pode ser definhada “pelos requisitos associados à posição, ou ao cargo, pelos saberes ou estoque de conhecimentos da pessoa, os quais podem ser classificados e certificados pelo sistema educacional” (FLEURY; FLEURY, 2004, p.28).

Simon et al (2002) afirma que os futuros engenheiros devem ter uma formação

sólida, sendo capazes de apresentar um bom domínio das teorias fundamentais, dos métodos e ferramentas mais usadas nas engenharias. Porém, apenas ter um bom domínio dos conteúdos tradicionais tornou-se uma condição necessária, mas não suficiente para o exercício desta profissão (MCNALLY apud HUXHAM e LAND, 2000; ROMPELMAN, 2000; LINSINGEN et al, 1999).

Abaixo, segue uma listagem das habilidades, competências e atitudes necessárias ao exercício da profissão de engenheiro, segundo um artigo elaborado por R. S. Ferreira, sendo características que o aluno deve buscar desenvolver e exercitar para ser um profissional desejado pelas empresas:

• Ser portador de conhecimentos sólidos das ciências básicas, para a compreensão das novas tecnologias; • Ser capaz de atuar em equipes multidisciplinares, envolvendo especialistas tanto das ciências básicas quanto das ciências aplicadas; • Estar convencido da realidade da educação continuada para acompanhar a dinâmica das novas tecnologias;

7

• Ser capaz de projetar e conduzir experimentos e, com visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com