TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as principais diferenças entre o ensino de arte tradicional e o escolanovista

Ensaio: Quais as principais diferenças entre o ensino de arte tradicional e o escolanovista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Ensaio  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

1-Quais as principais diferenças entre o ensino de arte tradicional e o escolanovista?

O mundo vivia, na época, um momento de crescimento industrial e de expansão urbana e, nesse contexto, um grupo de intelectuais brasileiros sentiu necessidade de preparar o país para acompanhar esse desenvolvimento. A educação era por eles percebida como o elemento-chave para promover a remodelação requerida.

Inspirados nas idéias político-filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos à educação, esses intelectuais viam num sistema estatal de ensino público, livre e aberto, o único meio efetivo de combate às desigualdades sociais da nação.

2-Qual concepção de ensino está inserida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 5692/71, por meio da disciplina Educação Artística? O que esta disciplina deveria desenvolver nos educandos?

Durante muito tempo a disciplina de Educação Artística foi vista como uma “atividade menor” dentro do currículo escolar. Somente por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada emdezembro de 1996 (Lei 9394/96), a área de Artes tornou-se obrigatória na Educação Básica. Sendo assim, ainda há muito a ser feito, tendo em vista que é recente o reconhecimento da obrigatoriedade

do ensino da arte no espaço escolar brasileiro. Embora as manifestações artísticas estivessem presentes na

vida humana desde o início da civilização, sabemos que os governos ditatoriais no mundo inteiro

preocuparam-se em reprimir qualquer tipo de expressão que fizesse o homem se reconhecer, construir

identidades e, enfim, libertar-se. Ainda hoje, vivemos um processo de construção da escola democrática,

enfrentando todos os métodos de ensino implementados pela pedagogia moderna, para sustentação do

sistema capitalista, que vislumbra prioritariamente a formação de um indivíduo reprodutor dos interesses do

capital.

3-Em seu processo de escolaridade no ensino fundamental e médio, como eram as aulas de Educação Artística? Faça uma descrição das aulas e avalie a concepção que orientou a atuação do professor nas aulas que você presenciou.

Em todos os ciclos da educação fundamental,e ensino médio, os Parâmetros Curriculares dão à área de Arte uma grande abrangência, propondo quatro modalidades artísticas: (1) Artes Visuais - com maior amplitude que Artes Plásticas, englobando artes gráficas, vídeo, cinema, fotografia e as novas tecnologias, como arte em computador; (2) Música; (3) Teatro; (4) Dança, que é demarcada como uma modalidade específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com