TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?

Por:   •  3/9/2019  •  Dissertação  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

 Capitulo 04

  1. Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?

 Os preços são bem relevantes aos demais, ou seja, conforme um certo produto cai o preço em relação a um outro produto, a procura do primeiro será maior, assim vindo a queda em relação ao segundo produto. E ao fazer a comparação de preço, o segundo produto aumentou.

  1. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?

 Ao se observar a oferta e demanda de um determinado mercado, utilizamos essa hipótese para que não ocorra alteração na analise de forma a alterar o equilíbrio, assim obtemos um estudo mais simples, diretamente aos agentes econômicos neste mercado (consumidores e produtores).

  1. Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?

Campos que preocupa na determinação do preço de bens e serviços e dos fatores de produção, estão relacionados ao planejamento estratégicos das empresas, bem como a política de programação econômica do setor público.

  1. Como se divide o estudo microeconômico?
  •  Analise de Demanda – Divide-se em:
  • Teoria do Consumidor
  • Teoria da Demanda de Mercado
  • Analise de Oferta: Baseada na teoria dos custos de produção:
  • Firma individual
  • Oferta de mercado
  • Analise da Estrutura do Mercado: avalia os efeitos da oferta e demanda, tanto no mercado de bens e serviços como no mercado de fatores de produção.
  • Equilíbrio Geral: a interação das curvas de demanda e oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço em um dado mercado
  1. De que se trata a Teoria dos Jogos?

Tem por objetivo analisar os problemas por meio da interação entre os agentes, nas quais as decisões de um indivíduo afetam as decisões dos demais agentes, destacando assim o comportamento estratégicos dos agentes.

  1. Qual a importância da Teoria da Organização Industrial dentro do estudo microeconômico?

É essencialmente descritiva e fornece uma visão geral da organização industrial. Também explica o comportamento e estrutura de mercando, trazendo as interações estratégias das firmas.

  1. Conceitue a demanda de um bem ou serviço.

Divide – se em:

  • Teoria do Consumidor individual: (demanda individual): Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado
  • Teoria de mercado: que busca descrever como os consumidores tomam decisões de compra e como eles enfrentam os conflitos das escolhas e as mudanças em seu ambiente. 
  1. Conceitue a oferta de um bem ou serviço.

Subdivide em oferta da firma individual, que aborda a teoria de produção, analisando as relações entre quantidade física dos produtos. E oferta de mercado, aborda a teoria de custos de produção, analisando além de quantidades, os preços dos insumos.

  1. Qual o significado da demanda derivada?

A procura de fatores produtivos, onde a demanda por um produto depende da procura dos consumidores no mercado de bens e serviços.

  1. Qual o escopo de Teoria de Equilíbrio Geral?

Procura analisar o comportamento independente de cada agente econômico conduz todos a uma posição de equilíbrio global, explicando sobre oferta, demanda e preços de uma economia constituída de vários mercados interagentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com