TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Psicólogo no Pré- Operatório

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos psicológicos em momento pré-operatório

        Os indivíduos que optam pela cirurgia bariátrica tem um histórico carregado de tentativas sem sucesso de dietas, compulsões alimentares, genética desencadeadora de problemas com o peso, além dos fatores psíquicos que predispõem ansiedade e depressão.

        Durante todo o processo pré-operatório pelo psicólogo, é importante trabalhar com a fisiologia, as psicopatologias do paciente, fatores genéticos e relações familiares, o que dará uma abertura para se trabalhar com o paciente, lhe informando sobre as condições atuais do individuo e seu objetivo final.

Pré operatório: é importante que se estabeleça um primeiro contato com Anamnese, que fará com que o indivíduo apresente sua historia de vida, e o que o levou a querer fazer a cirurgia bariátrica ( expectativas e motivações). Assim, o psicólogo poderá trabalhar em uma linha informativa e preventiva de acordo com o que lhe foi relatado; O paciente deve ter claro que a cirurgia é invasiva, e terá como consequência adaptações pós cirúrgicas como os hábitos alimentares, necessidade de atividades físicas, mudanças psicológicas para lidar e aceitar o novo corpo. Além das mudanças físicas, as relações sociais também se alteram. Deve-se ter noção de que a transformação psíquica é de grande importância para se alcançar uma mudança corporal que deseja. É um processo longo de readaptação.

        Dessa forma, o momento pre operatório sera de grande importância para que o terapeuta realize uma profunda reflexão sobre a escolha e crenças do paciente acerca do tratamento. E será nesse momento que o psicólogo verá a necessidade de um tratamento pos operatório. Com a quebra de alguns ideais, o paciente poderá ter uma melhora de forma significativa de seu quadro psicológico pré operatório.

http://www.sbcbm.org.br/wordpress/multidisciplinar-coesas/equipe-multidisciplinar/psicologia/

http://www.rbtc.org.br/detalhe_artigo.asp?id=201

MEU SLIDE

PAPEL DO PSICOLOGO NO PRÉ OPERATÓRIO

- indivíduos derrotados por tentativas de emagrecimento e compulsão alimentar

-estudo da fisiologia, psicopatologia, genética e relações familiares do paciente.

Pré-Operatório

- Anamnese ( expectativas e motivações)

- Linha informativa e preventiva da cirurgia

* cirugia invasiva

* adaptações pós cirúrgicas : hábitos alimentares, atividades físicas, aceitação do corpo, relações sociais

- reflexão das escolhas e crenças dos pacientes – melhora do quadro psicológico pré- operatório e visão da necessidade do acompanhamento posterior a cirurgia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com