TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem é Pierre Frédéric Sarrus

Trabalho Universitário: Quem é Pierre Frédéric Sarrus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  13.035 Visualizações

Página 1 de 2

Pierre Frédéric Sarrus (Saint-Affrique, 10 de março de 1798 - 20 de novembro de 1861) foi um matemático francês conhecido por desenvolver uma regra para o cálculo de determinantes de matrizes de ordem 3.

Sarrus foi professor na Universidade de Estrasburgo, na França (1826-1856) e membro da Académie des Sciences , em Paris (1842). Ele é autor de vários tratados, incluindo uma solução de equações numéricas com múltiplas incógnitas (1842); outra com múltiplas integrais e suas condições integrantes; entre outras. Ele também descobriu uma regra mnemônica para solucionar o determinante de uma matriz 3x3, chamada Regra de Sarrus, o qual desempenha um método fácil para a resolução de uma matriz 3x3.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Pierre Frédéric Sarrus

O matemático Pierre Frédéric Sarrus nasceu em Saint-Affrique (10 de Março de 1798 - 20 de Novembro de 1861), foi responsável pela regra prática de resolução de determinantes de ordem 3. Regras, teoremas, postulados eram batizadas pelo nome dos seus inventores e com essa não seria diferente, fico conhecida como: Regra de Sarrus.

Essa regra diz que para encotrarmos o valor numérico de um determinante de ordem 3, basta repetir as duas primeiras colunas à direita do determinante e mutiplicar os elementos do determinante da seguinte forma:

Dado o determinante de ordem 3x3 , veja como aplicar a Regra de Sarrus.

Repetimos as duas primeiras colunas: .

Multiplicamos os elementos das diagonais secundárias e os elemetos das diagonais principais.

Sendo que os produtos das diagonais secundárias devem ter seus sinais invertidos, ficando da seguinte forma o valor numérico desse determinante:

= +5 – 2 – 6 = -3

Todos os determiantes de ordem 3 serão resolvidos seguindo esse mesmo processo. 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com