TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Instituto Longa Permanencia

Trabalho Universitário: Questionario Instituto Longa Permanencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

O envelhecimento da população e o aumento da sobrevivência de pessoas com redução da capacidade física, cognitiva e mental estão requerendo que os asilos deixem de fazer parte apenas da rede de assistência social e integrem a rede de assistência à saúde, ou seja, ofereçam algo mais que um abrigo. Para tentar expressar a nova função híbrida dessas instituições, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia sugeriu a adoção da denominação Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILP). Entretanto, na literatura e na legislação, encontram-se referências indiscriminadamente a ILPI, casas de repouso, clinicas geriátricas, abrigos e asilos. Na verdade, as instituições não se autodenominam ILPI.

No Brasil, não há consenso sobre o que seja uma ILP. Sua origem está ligada aos asilos, inicialmente dirigidos à população carente que necessitava de abrigo, frutos da caridade cristã diante da ausência de políticas públicas. Isso justifica que a carência financeira e a falta de moradia estejam entre os motivos mais importantes para a busca, bem como o fato de a maioria das instituições brasileiras serem filantrópicas (65,2%), o preconceito existente com relação a essa modalidade de atendimento e o fato de as políticas voltadas para essa demanda estarem localizadas na assistência social.

Para a Anvisa, ILPI são instituições governamentais ou não-governamentais, de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania.

É comum associar ILP a instituições de saúde. Mas elas não são estabelecimentos voltados à clinica ou à terapêutica, apesar de os residentes receberem - além de moradia, alimentação e vestuário - serviços médicos e medicamentos. Os serviços médicos e de fisioterapia são os mais frequentes nas instituições brasileiras, encontrados em 66,1% e 56,0% delas, respectivamente. No entanto, 34,9% dos residentes são independentes. Por outro lado, a oferta de atividades que geram renda, de lazer e/ou cursos diversos é menos frequente, declarada por menos de 50% das instituições pesquisadas. O papel dessas atividades é o de promover algum grau de integração entre os residentes e ajudá-los a exercer um papel social.

Sumarizando, entende-se ILP como uma residência coletiva, que atende tanto idosos independentes em situação de carência de renda e/ou de família quanto aqueles com dificuldades para o desempenho das atividades diárias, que necessitem de cuidados prolongados.

De acordo com a definição da RDC n. 283(6), cuidadores de idosos são “as pessoas capacitadas para auxiliar o idoso que apresenta limitações para realizar atividades da vida diária”. A amostra do estudo foi selecionada segundo

Cogitare Enferm 2009 Abr/Jun; 14(2):227-36 os seguintes critérios de inclusão: possuir idade igual ou superior a 65 anos, completos até o dia do início da coleta de dados; residir na ILPI há pelo menos três meses; ser física e cognitivamente capaz de responder aos questionamentos do miniexame do estado mental- MEEM; obter pontuação no MEEM acima dos pontos de corte propostos por Bertolucci e colaboradores de 13 pontos para analfabetas, 18 pontos para aquelas com escolaridade baixa e média e 26 pontos para aquelas com escolaridade alta; preencher e assinar o termo de consentimento livre e esclarecido-TCLE.

Os critérios de exclusão foram: expressarem voluntariamente, a qualquer momento, o desejo de interromperem sua participação no estudo; apresentarem expectativa de vida inferior a seis meses, devido a doenças terminais devidamente diagnosticadas e documentadas; idosas que durante o período de pesquisa forem transferidas para outra ILPI ou hospital.

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVISA aprovado pelo Decreto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com