TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIVÊNCIA DO IDOSO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA E A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  16/5/2016  •  Bibliografia  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 5

CAMPUS RIO VERDE DE MATO GROSSO/MS[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL

DIRETRIZES AVALIATIVAS: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

ACADÊMICAS: DAYANE NOGUEIRA DOS SANTOS – RA: 426579

                                            THAIS DE OLIVEIRA VILHALBA – RA: 426868

                                             VERGINIA MARIA BENTO DA SILVA – RA: 434695

A VIVÊNCIA DO IDOSO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA E A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Bibliografia

Justificativa

IAMAMOTO, M. V.O Serviço Social na Contemporaneidade: dimensões históricas, teóricas e éticopolíticas. Coleção Debate nº 6. Fortaleza, Expressão gráfica e Editora, dez. 1997.

O livro fala de desafios com relação aos rumos ético-políticos do trabalho profissional em que, o desafio é redescobrir alternativas e possibilidades para o trabalho profissional no cenário atual; traçar horizontes para a formulação de propostas que façam frente à questão social. Também é a materialização dos princípios éticos na cotidianidade do trabalho, evitando que se transformem em indicativos abstratos, descolados do processo social. Por fim o texto realça o quanto o código de ética faz-se importante, e desafia os assistentes sociais a se qualificarem para acompanhar, atualizar e explicar as particularidades da questão social nos níveis nacional, regional e municipal, diante das estratégias de descentralização das políticas públicas.

O livro serve de base para toda a conceituação teórica da pesquisa que será realizada e na construção do artigo científico.

COSTA, M.C.N.S. & MERCADANTE, E.F. O Idoso residente em ILPI (Instituição de Longa Permanência do Idoso) e o que isso representa para o sujeito idoso. Revista Kairós Gerontologia,16(2), 209-222. São Paulo, 2013.  

 O artigo discute a velhice abrigada em moradia coletiva, fundamentalmente a do idoso residente em ILPI, e o que representa para esse sujeito o fato de residir nesse tipo de instituição. Busca entender o morar do idoso em uma ILPI, bem como entender questões relacionadas à velhice em suas formas mais diversas, como por exemplo, o significado de ser velho em nossa sociedade, ligado a uma construção sociocultural, o corpo como revelador da velhice, e a memória como sustentadora da identidade

O estudo dará o conhecimento necessário para o entendimento do envelhecer e da institucionalização, sua construção histórica, avanços e legislação específica, base para o artigo em questão.

GOMES, T. C. A Atuação do assistente social em uma Instituição de Longa permanência para Idosos – ILPIs. Monografia (Serviço Social) – Faculdade Cearense, Ceará, 2013.

A monografia faz um estudo de caso  utilizando métodos qualitativos e quantitativos para compreender a atuação do assistente social na instituição de longa permanência para idosos do município de Fortaleza. A autora destaca o processo de envelhecer e a atuação do profissional de serviço social dentro deste contexto que cresce de forma acelerada na atualidade. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas que levaram a concluir que o assistente social trata-se de um profissional, que necessita responder as demandas, diante das limitações e dos desafios enfrentados no cotidiano de uma instituição.

O livro fortalecerá o entendimento sobre o processo de envelhecimento e as práticas do assistente social em instituições de longa permanência, quesito básico para o artigo em criação.

MICHEL, T. A vivência em uma instituição de longa permanência: significados atribuídos pelos idosos. Dissertação de mestrado - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2010.

O estudo teve como objetivo geral interpretar o significado atribuído pelos idosos a sua vivência em uma ILPI do município de Curitiba, Paraná. Trata-se de estudo qualitativo com abordagem etnográfica. Os informantes-chaves foram os idosos residentes, selecionados entre aqueles que atenderam aos critérios de inclusão no estudo. A análise das informações foi realizada concomitante à coleta, em domínios, taxonomias e temática. Esse cuidado foi compreendido de uma forma abrangente, como a condição para a sobrevivência. O contexto institucional para os residentes significa a possibilidade do cuidado como forma de manutenção da vida e otimização de seu bem-estar. Os idosos buscam adaptar-se às normas e rotinas da instituição e desenvolvem estratégias próprias contra a mortificação do eu. Embora a ILPI não se caracterize como uma instituição total, pode-se identificar alguns traços delas no cotidiano, os quais foram discutidos nos domínios culturais.

O trabalho citado servirá como base para a pesquisa em andamento, já que tem os mesmos moldes do artigo pretendido.

SANTOS, E. V. Percepção do Assistente Social sobre o trabalho que realiza em uma Instituição de Longa permanência para Idosos – ILPI. Monografia – Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2014.

O presente estudo veio com a proposta de analisar qual a percepções dos assistentes sociais sobre o trabalho que realiza em uma ILPI. A pesquisa fez um estudo descritivo e exploratório de natureza qualitativa em uma ILPI filantrópica do Distrito Federal e a coleta de dados se deu por entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo.

Para a autora, a percepção dos assistentes sociais a respeito do seu trabalho na ILPI envolve a expressão de um movimento que articula conhecimentos e luta por espaços no mercado de trabalho, articular as políticas publica e o Estatuto do idoso, junto à instituição e familiares, sendo que na vida da pessoa idosa possibilita a garantia dos direitos que lhe foram negados após a velhice.

A pesquisa é similar ao artigo em construção, portanto servirá com direcionamento no entendimento, conceituação e metodologia a serem aplicados.

AMADO, T. S. Institucionalização da pessoa idosos: entre as condições familiares e direitos em construção. Monografia - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Florianópolis, 2012.

Este trabalho discute os principais motivos que levam as famílias a institucionalizar as pessoas idosas e as condições sócio-familiares que contribuem para a institucionalização. Caracteriza o processo de envelhecimento e o significado deste tema na atualidade, as políticas públicas voltadas à população idosa e as Instituições de Longa Permanência. A pesquisa empírica de caráter qualitativo realizada, valeu-se de entrevistas com familiares de idosos institucionalizados em Biguaçu-SC, além de fontes documentais e bibliográficas.Os resultados da investigação demonstraram que a institucionalização da pessoa idosa ocorre por necessidade dos familiares, particularmente socioeconômicas, sendo causa de sofrimento aos familiares.

Este trabalho apresenta mais uma prática do profissional de serviço social em Instituições de longa permanência, servindo como base para a discussão da prática do artigo que será formulado.

MUNIZ, Egli. SUAS e os serviços socioassistenciais. IN: Revista Quadrimestral de Serviço Social. ANO XXVI – nº 88. São Paulo: Ed. Cortez, nov/2006.

A autora apresenta a rede serviços socioassistenciais, programas e projetos oferecidos à população e que são organizados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com orientações da nova Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que oferece assistência social em todo o Brasil, promovendo o bem estar e proteção social, bem como vem discutir a inserção do profissinal de serviço social nestes serviços.

O artigo desta autora que escreveu diversos livros do governo federal, ajudará no processo de conceituação teórica da pesquisa em andamento, servindo como fonte principal para entendimento do SUAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com