TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário sobre o básico das ciências sociais

Exam: Questionário sobre o básico das ciências sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Exam  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ESTÁCIO / SÃO LUIS – MA

CURSO DE DIREITO

TURMA: 805 -TURNO: VESPERTINO

NARELLY DA SILVA AGUIAR

QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS.

Questionário como requisito parcial para obtenção da nota em Fundamentos das ciências sociais.

Orientador: Maristhela Rodrigues

São Luís – MA

2014

1º. O que é cultura?

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.

2º. O que é Identidade Cultural?

Identidade cultural é o conjunto das características de um povo, oriundas da interação dos membros da sociedade e da forma de interagir com o mundo. Identidade cultural são as tradições, a cultura, a religião, a música, a culinária, o modo de vestir, de falar, entre outros, que representam os hábitos de uma nação.

3º. Quais os objetos de estudos das áreas das ciências sociais?

a) Antropologia

O objeto de estudo é a humanidade como um todo visando o homem como expressão global biopsíquico cultural, isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas, participante da sociedade, tentando chegar à compreensão da existência humana. Estudo da humanidade.

b) Sociologia

A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações.

c) Ciência política

Tem como objeto de estudo a política, os sistemas políticos, das organizações políticas e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de

governo ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.

4º. Escolha dois temas e preencha a tabela abaixo, assinalando como esse tema pode ser estudado por cada uma das áreas das Ciências Sociais?

TEMA Antropologia Sociologia Ciência Política

Religião Certas religiões são restritas ao uso de roupas, á alimentos e programações aos sábados. Cada indivíduo ou cada grupos de cidadãos que segue uma religião, obedecem a uma doutrina da religião Poder político, ex: Papa.

Hospital público Tanto a zona rural como a área urbana necessita do hospital publico. Grande parte da população se beneficia desse recurso. O governo disponibiliza para a população.

5º. O que é cultura material e imaterial?

Cultura Material é relacionada a ferramentas, instrumentos, máquinas, tipos de moradia, exemplo de cultura material, as redes utilizadas pelos índios para descansarem e dormir.

Cultura Imaterial é relacionada a aspectos não materiais, como os costumes, a religião, as artes, o folclore,

exemplo de cultura imaterial, as cerimônias feitas por indígenas.

6º. O que é Etnocentrismo e relativismo cultural?

Etnocentrismo é definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

O relativismo cultural sugere conformar e não confrontar as diferenças culturais, tanto em nossa sociedade quanto em outra cultura particular. Ou seja, é o indivíduo conviver com uma cultura diferente e ele tem à flexibilidade de aceitar, com imposição de alguns limites, sem abrir mão de seus costumes, dando espaço para outros costumes, outra cultura.

7º. Relacione o filme “Crash: No limite” Com os conteúdos relacionados a Etnocentrismo e Relativismo Cultural visto em sala de aula.

No filme o preconceito é responsável por uma grande quantidade de conflitos. Ao longo do filme, percebe-se, nos diversos cenários, a existência de situações que evidenciam o etnocentrismo, como o uso da violência policial em um casal afro-americano, o homicídio de um rapaz negro da periferia, a desconfiança sofrida por um indivíduo mexicano especialista em chaves; a revolta de dois jovens negros, que roubam por se sentirem excluídos socialmente. É claramente visível que as relações interpessoais eram realizadas de maneira diferente.Neste filme, temos uma sociedade marcada pelo preconceito multicultural, no caso entre brancos, negros, muçulmanos, latinos, ricos e pobres, que isso seria relacionado ao etnocentrismo.

8º. Explique que defendeu Sérgio Buarque de holanda sobre o “homem cordial “e as suas contribuições para a diversidade étnica e construção cultural brasileira.

Na obra o homem cordial, Sérgio faz uma crítica ao estado brasileiro, onde ainda predominava o modelo da família patriarcal, sem uma organização burocrática, dotado de um despreparo técnico, e que impedia a constituição de um estado moderno.

Até mesmo a escolha do corpo técnico do estado era feita informalmente, ou seja, de acordo com a confiança pessoal que os candidatos tinham, os candidatos não eram escolhidos de acordo com as suas capacidades próprias.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com