TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre Marx e Weber

Por:   •  31/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.610 Palavras (15 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 15

Capítulo 4: A emergência do pensamento social em bases científicas

1 – Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

Charles Darwin na sua teoria evolucionária transcorreu que aqueles indivíduos mais evoluídos teriam mais chances de sobrevivência, pois se adaptariam melhor ao ambiente em que estavam inseridos. O chamado Darwinismo social estudado pelos positivistas pressupunha que as sociedades também evoluíam passando de um estágio inferior para o superior. Para eles, um exemplo de sociedade evoluída era a sociedade européia.

2 – Como a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não-europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?

Com as ideias positivistas sobre a evolução das sociedades e tendo as sociedades europeias como exemplo de evolução, o darwinismo social foi usado como uma das justificativas para a colonização promovida pelos países europeus. Ásia e África são exemplos onde a Europa intervinha quase em sua totalidade de forma grotesca e violenta. Para esses colonizadores, essas sociedades eram “atrasadas” tanto economicamente, industrialmente e cientificamente. Eles defendiam que esse colonialismo tinha como objetivo ajudar na evolução dessas áreas, transformando-os em uma sociedade burguesa industrial.

3 – Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele as relacionava?

Com as revoltar surgidas a partir dos que não aceitavam mais serem explorados pela colonização europeia, Comte observou o surgimento de dois movimentos opostos: os dinâmicos e os estáticos. Os movimentos estáticos eram aqueles mais tradicionais, que garantiam a manutenção da sociedade, como por exemplo a família, a religião e a linguagem. Os estáticos seriam os movimentos opostos, aqueles que garantiam a evolução da sociedade através das mudanças. Comte relacionava os dois movimentos colocando os dinâmicos acima dos estáticos, garantiam a ordem e ajudavam a aperfeiçoar o progresso.

4 – Identifique e discuta as características do pensamento positivista presentes neste texto:

“Todos os diversos meios gerais de exploração racional, aplicáveis às investigações políticas, concorreram espontaneamente para estabelecer, de uma maneira igualmente decisiva, a inevitável tendência primitiva da humanidade a uma vida principalmente militar e seu destino final não menos irresistível a uma existência essencialmente industrial.”

As ideias positivistas considerando as sociedades industrializadas como as mais evoluídas, prima pelo aspecto de que todos devem produzir de alguma forma, como se o indivíduo em sua essência tivesse como destino de trabalho, a produção.

5 – Com base nas características do pensamento positivista, analise este texto de Comte:

“Nossa exploração histórica deverá ficar quase unicamente reduzida à seleção ou à vanguarda da humanidade, compreendendo a maior parte da raça branca ou as nações europeias e até limitando-nos, para maior precisão, sobre todos os tempos modernos, aos povos da Europa Central.”

Comte acreditava que o conhecimento cientifico era a nica forma de conhecimento verdadeiro. Ele defendia que as sociedades mais evoluídas seriam aquelas que alcançassem um nível de conhecimento elevado em relação a outros lugares. Ele colocava como exemplo as sociedades europeias.

6 – O texto a seguir é de autoria do filósofo social Le Bon e foi retirada de sua obra A multidão, escrita em 1895. Leia-o e responda à questão a seguir.

“Pelo mero fato de formar parte de uma multidão organizada, um homem desce vários degraus na escala da civilização. Isolado, ele poderá ser um indivíduo cultivado; na multidão, é um bárbaro – ou seja, uma criatura que age por instinto.”

Que características do pensamento positivista-evolucionista podem ser encontradas no texto?

O ser humano isolado teria ações mais reservadas em seu modo de agir, já o mesmo quando inserido em uma sociedade teria reações mais bruscas, já que seu instinto natural seria o de sobrevivência.

7 – Pesquise artigos de jornal ou revista que contenham alguma descrição ou opinião sobre um acontecimento qualquer envolvendo atividades desempenhadas por multidões (comícios, desfiles, procissões, paradas, saques, carnaval, quebra-quebras, cultos, romarias, espetáculos públicos).

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/08/28/interna_internacional,895587/peregrinacao-a-meca-pilar-do-isla-e-obrigacao-para-os-muculmanos.shtml (Reportagem sobre a peregrinação a Meca).

https://www.bbc.com/portuguese/geral-43601409 (Artigo sobre a “farra do boi”).

8 – Com base nas explicações do texto e em pesquisas adicionais em textos históricos, procure identificar as raízes positivistas do lema da bandeira brasileira: “ordem e progresso”.

O lema da bandeira nacional brasileira foi cunhado pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889. Baseado em ideais positivas e adaptado da frase de Auguste Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; O Progresso por fim”. A ordem seria tudo aquilo que funciona de maneira positiva na sociedade e a o progresso, a evolução para o mantimento da ordem.

Capítulo 5: A sociologia de Durkheim

1 – Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?

Os fatos sociais. Durkheim queria estabelecer a sociologia como uma ciência de pesquisa, que fosse pautada no rompimento do senso comum. Ele queria interpretar a realidade social de forma não ideológica e sem base em ideias pré-concebidas.

2 – Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?

Na teoria do sociólogo, o fato social é apresentado como uma forma de influência sobre o indivíduo que o molda de uma forma individual e a sociedade em geral. São hábitos praticados pela sociedade que nos leva a agir de uma forma que agrade ao coletivo no geral. São 3 as características dos fatos sociais: a coerção social exercida sobre as pessoas, a sua ação influenciadora independente da vontade ou desejo particular de cada um, e a generalidade, onde explica que um fato social é comum em todas a sociedades.

3 – Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a as naturalidades na análise dos fatos sociais?

Ser neutro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com