TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO

Casos: RELATORIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 13

APRESENTAÇÃO

Este Relatório parcial de apresentação da primeira parte do plano de negócios da Mar & Cia Restaurante, tem como objetivo elaborar um projeto experimental voltado ao planejamento e sua viabilidade para um Sistema de Gestão Ambiental – SGA. Para isso, destaca-se neste estudo, um restaurante especializado em frutos do mar, localizado na cidade satélite de Taguatinga, observando inicialmente que a empresa não dispõe de uma política ambiental. Inicialmente foi feito um relatório parcial, descrevendo a situação pesquisada e os dados obtidos da análise dos aspectos e impactos ambientais, elaboração de propostas, metas e objetivos de acordo com as Normas ISO 14000, para a redução ou mitigação dos impactos, economia dos recurso naturais, direcionamento dos resíduos gerados pelo empreendimento e conscientização dos clientes por meio de uma educação ambiental.

Como principais resultados do projeto experimental para a implantação espera-se a consolidação de uma cultura voltada à preservação ambiental envolvendo tanto os colaboradores como os clientes.

RELATÓRIO PARCIAL – DESCREVA A SITUAÇÃO PESQUISADA E CONSOLIDE OS DADOS

Este relatório parcial consiste em um roteiro de trabalho do projeto multidisciplinar II. O objetivo principal deste relatório parcial é a elaboração de um projeto experimental voltado ao planejamento (viabilidade) de um sistema de gestão ambiental/SGA em uma organização escolhida, demonstrando e comprovando a sua aplicabilidade.

Nesta primeira etapa do projeto, a equipe elaborou um roteiro de trabalho da empresa objeto de estudo, conhecendo sua caracterização, com pesquisas e análises, banalizando o trabalho inicial.

Para isso, foi escolhida a empresa, Mar & Cia Restaurante, em que a equipe resumiu a razão para a escolha do nome: porque na região não tinha um restaurante especializado em frutos do mar, então quando queríamos comer uma comida relacionada a peixes, camarões, mariscos, lulas, tínhamos que nos deslocar ao Plano Piloto para satisfazer nosso desejo, daí aconteceu a criação do negócio.

A empresa em questão contém quatro sócias proprietários com qualificações e experiência profissional na área a saber: Kelva Cristina, formada em administração de empresas, com conhecimento na área de gestão de compras; Rosimeyre Lima, é gerente geral e possuí o curso técnico de gestão da qualidade; Vanessa Hellen tem formação em contabilidade e irá atuar na área de gestão financeira; Camila Stefany tem formação em administração e experiência em gestão de estoque.

A Mar & Cia Restaurante tem como pontos fortes: um mercado grande na cidade satélite de Taguatinga, no Distrito Federal, onde é monopólio e que atingirá seu público-alvo; Um restaurante especializado em frutos do mar, com ambiente tranquilo e acolhedor, que no conjunto oferece comida saudável e nutricionista no local, cultura, rede wi-fi e cardápio variado que é voltado para um alimentação natural e equilibrada, este tipo de comércio ainda é inexistente na cidade.

A Mar & Cia Restaurante tem como pontos fracos: dificuldade de reter talentos; dificuldade de linha de crédito em relação á empresa por ser nova no mercado; capital de giro baixo; falta de organização do tempo; brigas e conflitos entre os sócios e metas e planos, não se realizarem e aceitação da população do nosso produto.

Sendo a primeira parte do plano de negócios do Mar & Cia Restaurante, que visa demonstrar o empreendimento proposto viável, segundo a pesquisa de campo realizada e a necessidade da região de ter um restaurante que ofereça um ambiente tranquilo proporcionando cultura diversificada, sendo monopólio na região.

Sua localização será na QNA 1, na rua das palmeiras de Taguatinga, no Distrito Federal, uma cidade em crescimento populacional e econômico. A meta é atender quatrocentos pessoas por mês; conquistar a cidade de Taguatinga e depois consequentemente a região em geral. O público-alvo são as classes A, B, e C. Seu objetivo é atender bem e proporcionar um ambiente tranquilo, oferecendo produtos de qualidade, buscando sempre minimizar perdas e manter o negócio um empreendimento sustentável.

A Empresa Mar & Cia Restaurante tem como visão: tornar-se referência na comercialização de frutos do mar com diversificação dos seus produtos. Sua missão é a satisfação do cliente com a excelência no preparo das refeições, o atendimento e proporcionar um ambiente aconchegante. Seus valores e princípios são balizados para o processo decisório e para o comportamento da empresa no cumprimento de sua missão.

Entretanto os fatores críticos de sucesso é o ponto comercial escolhido seja adequado para o empreendimento, para que o público-alvo esteja próximo á ele. Para os clientes que chegarem para almoço ou jantar encontrarão um ambiente acolhedor e tranquilo. Não há concorrentes próximos que ofereça produtos saudaveis.

A empresa atende as necessidades dos funcionários do comércio local, que muitas vezes, sentem a necessidade de provar uma boa comida saudável e diferente. Na região o comércio presente próximo ao restaurante são: Shopping, correio, farmácia, bancos, faculdades e restaurantes, dentre outros que não são concorrentes da empresa. Já para o acesso á estacionamento a empresa possuí estacionamento exclusivo para seus clientes.

Um fator considerado crítico de sucesso é o fato da necessidade de receber cedo os produtos naturais, sendo os fornecedores pontuais na entrega e atento a minimizar perdas, atendendo assim as exigências dos clientes.

Sua infra-estrutra é uma loja alugada, já com reforma adaptado para restaurante. O maquinário e equipamentos necessários para atender são o mobiliário, utensílios para cozinha, os eletro eletrônico, equipamentos do salão/cozinha, material de higiene/limpeza, kit uniformes para os funcionários, material de comunicação visual, além das despesas de infra-estrutura e adicionais.

Quanto a questão dos principais e maiores clientes do produto/serviço da Mar & Cia Restaurante, é que, o produto de um restaurante é uma experiência. O pacote completo de comida, bebida, serviço, ambiente e conveniências procura satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes, fazendo dessa experiência algo memorável, deixando-os com desejo de voltar! O produto essencial desse pacote, no entanto, será invariávelmente, a excelência da comida, no Mar & Cia será oferecida uma refeição prazerosa e surpreendente, com uma comida inovadora, simples,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com