TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE ETNOCENTRISMO

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 3

Etnocentrismo

Segundo Everardo Rocha 2006, etnocentrismo é uma visão do mundo com qual tomamos nosso próprio grupo como centro de tudo, e os demais grupos são pensados e sentidos pelos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.

O etnocentrismo se dá quando um indivíduo acredita que seu grupo ou sua cultura é superior as demais, menosprezando a cultura alheia, caracterizando-a como inferior a sua.

Dentro do etnocentrismo existe dois grupo. O grupo do “Eu” que é o nosso grupo, aquele que vive da mesma forma, se veste igual, tem a mesma religião, os mesmos costumes e se comportam semelhantemente. Já o grupo do “Outro” que é o do diferente ao nosso, não fazem coisas parecidas com as nossas e quando a faz, não é da maneira que queremos, porém este grupo do “Outro“ também sobrevive à sua maneira, gosta dela, existe no mundo, mesmo que seja diferente.

Portanto o grupo do “Eu” faz de sua visão a única possível, a melhor, a natural, a superior, a certa, colocando o grupo do “outro’, como sendo engraçado, absurdo, anormal ou inteligível.

Dessa forma, a colocação central sobre o etnocentrismo pode ser expressada como a procura de sabermos os mecanismos, as formas, os caminhos, e razões, enfim pelos quais tantas e tão profundas distorções se perpetuam nas emoções, pensamentos, imagens e representações que fazemos da vida daqueles que são diferente de nós.

Há algumas sociedades que intitulam-se perfeitas, excelentes, simplesmente ser humano e ao “Outro”, ao estrangeiro, chamam de macacos da terra, primitivos, tendo a certeza de que a sociedade do “eu” é a melhor, a superior, representada no espaço da cultura e da civilização por excelente e as demais sociedades, estão atrasadas.

O grupo machista de homens que sobrevaloriza sua cultura, colocando seus valores como corretos e civilizados, tendo o grupo de mulheres como inferior e incapaz ao deles, a raça branca que acha ser superior as outras raça, por causa de sua cor, a diferença entre classes sociais por causa do dinheiro, a discriminação aos homossexuais são exemplos de etnocentrismo.

Portanto o etnocentrismo, engloba todos os tipos de preconceitos, e pensamentos de superioridade, com o outro.

Relativismo e Etnocentrismo

Existe uma ideia que, contrapõem ao etnocentrismo, uma das mais importantes, que é o relativismo.

Relativismo cultural é uma ideologia político-social que defende a verdade de qualquer sistema cultural de uma sociedade, negando qualquer valorização moral e ética da mesma, devendo respeitar qualquer outra cultura, mesmo que não concorde com seus costumes, crenças e valores.

Quando compreendemos o outro nos seus próprios valores e não nos nossos, ou quando deixamos de lado a visão preconceituosa e aprendemos a ver o outro somente como diferente, não mais como inferior ou primitivo, estamos relativizando, ou seja, relativizar é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores, ou em bem e mal, mas vê-la na sua dimensão de riqueza por ser diferente. O relativismo não juga uma cultura, afirmando que uma seja superior a outra, é feito uma análise para entender o porquê determinada região ou país age de forma diferente que a outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com