TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO "EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA DE ANSIEDADE EM ESTATÍSTICA EM ALUNOS DA PSICOLOGIA"

Por:   •  19/9/2020  •  Artigo  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL

CURSO DE PSICOLOGIA

EDNA DE OLIVEIRA CUNHA

RESUMO DO ARTIGO "EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA     ESCALA DE ANSIEDADE EM ESTATÍSTICA EM ALUNOS DA PSICOLOGIA"

TERESINA 2020

EDNA DE OLIVEIRA CUNHA

RESUMO DO ARTIGO "EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA DE ANSIEDADE EM ESTATÍSTICA EM ALUNOS DA PSICOLOGIA"

Trabalho resumo apresentado ao Curso de  Psicologia da Faculdade Intregral Diferencial como crédito parcial da disciplina de Estatistíca Aplicada á Psicologia, como solicitado pela Profa.Suely Melo.

TERESINA 2020

RESUMO DO ARTIGO "EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA DE ANSIEDADE EM ESTATÍSTICA EM ALUNOS DA PSICOLOGIA"

Edna de Oliveira Cunha2

INTRODUÇÃO

Este resumo tem como referência o artigo " Evidências de Validade da Escala de ansiedade em Estatística em alunos da Psicologia" que teve como objetivo adaptar e gerar evidências de validade e fidedignidade da Statistical Anxiety Scale (SAS) para a versão brasileira.

Os conceitos basicos constituem fatores importantes para a formação do profissional de Psicologia, seja para a análise e interpretação de testes psicológicos,compreensão de pesquisas quantitativas, ingresso no setor organizacional, entre outros. Em muitas vezes a experiência da disciplina é negativa e os estudantes costumam apresentar elevada ansiedade quanto à matéria.

De acordo com os estudos de Zeidner (1990) descreveu a ansiedade estattística como uma emoção caracterizada por grandes preocupações, pensamentos negativos, quando os estudantes são expostos a esse tipo de conteúdo. Em situações mais graves pode resultar em sintomas como: medo, nervosismo e pânico. Lidar com os números causa ansiedade nos alunos, sendo gerada muitas vezescom a dificuldade encontrada durante a aula de matemática e estátistica. Revelando uma parte elevada de estudantes com problemas de procrastinação com relaçao aos trabalhos escritos e estudo para provas.

O instrumento mais utiizado internacionalmente para a pesquisa de ansiedade estatística é a Statical Anxiety Rating Scale  (STARS) de Cruise e Wikens (1980) e apresenta 51 itens distribuidos em subescalas que analisam a ansiedade em âmbito geral, apenas as três primeiras são ligadas diretamente á estatística .

Surgiu também a Stastical Anxiety Scale (SAS) que teve os 24 escolhidos por professsores de estatística que verificaram a validade do contéudo apresentado. Para avaliar a validade  Chiesi, Primi e Carmona (2011) verificaram as propriedades psicométricas da versão italiana e espanhola, chegando a resultados semelhantes á versão original e mostrando a equivalência entre as duas culturas.

Buscando a contribuição para os estudos , o presente artigo em resumo buscou o enxame das propriedades psicométricas através da versão brasileira das SAS. mediante os escores de estudante de Psicologia.

MÉTODO

Para análise, participaram 397 estudantes de Psicologia com média de idade de 23,7 anos e desvio padrão de 6,57. Em torno de 60% dos alunos da rede pública e aproximadamente 58% já tinham cursado a disciplina. Estavam dividdidos entre o primeiro e o décimo período, espalhados aleatoriamente por todos os períodos do curso de Psicologia.

O instrumento utilizado foi a Statistical Anxiely Scale de Vigi- Colet et al. (2008) e foram analisados através de uma escala Likert os fatores de Ansiedade Prova. Ansiedade Ajuda e Ansiedade Interpretação. O instrumento foi traduzido por quatro alunas bilígues e  consenso da turma, e a versão brasileira foi nomeada Escala de Ansiedade Estatística (EAE).

Os dados foram coletados nos arredores das quatro universidades , seguindo o código de ética e após ler e assinar o Termo de Consetimento Livre e Esclarecido. Os dados ofram analisados conforme técnicas estatísticas descritivas, Análises Fatoriais Exploratória (AFE) e Confirmatória (AFC), Análise Paralela para a retenção de fatores, Coeficiente de Correlação de Pearson e Análise de Variância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com