TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO PROJETO ADOTE UMA MUDA

Por:   •  28/9/2015  •  Bibliografia  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CEUMA – CEBETEC

CURSO: TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE.

DISCIPLINA: PROCESSOS PRODUTIVOS

PROFESSORA: RAFAELA SOUZA

COMPONENTES: INGRID LETÍCIA, LUÍS FERNANDES, MARCOS PAULO, SASQUIA MATOS, VILSON DO VALE.

RESUMO DO PROJETO ADOTE UMA MUDA

  1. JUSTIFICATIVA

O projeto tem como finalidade a conscientização da população, diante desse grande impasse que vivemos sobre a sustentabilidade; o projeto adote uma muda, é de grande importância para a sociedade, pelo motivo de aproxima a própria desse contexto do homem trabalhando em harmonia com a natureza.

O estudo e toda sua evolução trás um enriquecimento pessoal do conhecimento e sua conclusão faz com que meu trabalho seja aproveitado pela sociedade como um todo, assim posso dizer que contribui profissionalmente para aquilo que me dispus a concretizar.

Enquanto entidade, "CEUMA" pensamos que esta vinculada a um projeto que ira trazer esse retorno à sociedade, tem um grande respaldo positivo a marca "CEUMA" já que a mesma ira se mostrar uma entidade preocupada com o mundo a sua volta.

Como pesquisadores, o grande ganho desse projeto estar em adquirir conhecimento na nossa área profissionalização, mostrando como podemos tornarmos bons técnicos em meio ambiente, sendo sempre atuantes em pontos poucos desenvolvidos, assim vemos nesse projeto, um grande gerador de conhecimento, já que busca-se trabalhar tanto quanto a natureza quanto com o homem.

  1. OBJETIVOS
  1. Geral:

Contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população na extensão do alcance do projeto, levando o meio ambiente para perto da população oferecendo também uma visão técnica de tudo que a natureza pode oferece.

  1. Específicos:

Aumenta o plantio de mudas nas localidades da grande São Luís “ilha de upaoaçu”, assim favorecendo o meio ambiente, divulgando a sua importância e a convivência sustentável com a natureza através da ação do projeto adote uma muda.

Ter um maior conhecimento na área ambiental, a qual o projeto tem um rico semeador desse conhecimento.

Trabalhar de maneira direta com a população e o meio ambiente, fazendo a disseminação da importância das florestas e áreas de conservação ambiental localizadas em São Luís e localidades vizinhas

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

No Brasil foi também a partir da década de setenta que a educação ambiental começou a se estabelecer nos meios educacionais com a criação dos primeiros cursos de pós-graduação em ecologia. Este processo foi se intensificando por meios legais, de modo que instituíram a necessidade de incluir conteúdos ecológicos nos diversos níveis de formação educacional, proporcionando a criação de vários cursos universitários e passaram a incluir a educação ambiental em seus currículos (BRASIL, 2007).

A educação ambiental como promotora das mudanças de comportamentos ambientalmente inadequados – de fundo disciplinador e moralista - a educação ambiental para a sensibilização ambiental – de fundo ingênuo e imobilista; a educação ambiental centrada na ação para a diminuição dos efeitos predatórios das relações dos sujeitos com a natureza – de caráter ativista e imediatista; a educação ambiental centrada na transmissão de conhecimentos técnico-científicos sobre os processos ambientais que teriam como consequência uma relação mais adequada com o ambiente – de caráter racionalista e instrumental; e a educação ambiental como um processo político de apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que tem como objetivo a construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental e social - a educação ambiental transformadora e emancipatória. (TOZONI-REIS, 2007)

Defendemos a ideia de que, somente por meio de uma profunda e rigorosa reflexão dos fundamentos teóricos da educação ambiental, poderemos problematizar as tendências teóricas e as práticas educativas, proporcionando a reflexão destas contradições e, consequentemente, apontando para a necessidade de mudança qualitativa nos processos determinantes da problemática ambiental que se materializa na organização social em “situações concretas e de modo concreto”. Concreto compreendido como “relativo ao complexo, ao histórico, sem linearidades, sem simplificações e sem cair em propostas inseridas no paradigma da complexidade que recaem em idealismos e generalizações por minimizarem as dimensões sociais, inclusive a política” (LOUREIRO, 2006, p. 53).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com