TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO LIVRO ORIGENS PRIMITIVAS

Por:   •  15/8/2017  •  Resenha  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS I

RESUMO DO TEXTO BASE ORIGENS PRIMITIVAS DO LIVRO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

WAGNER DE MELO SILVA - 20170066290

NATAL/RN

2017

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS I

RESUMO DO TEXTO BASE ORIGENS PRIMITIVAS DO LIVRO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

 Atividade apresentada ao Componente

Curricular de Prática de Leitura e Produção de Textos I do Curso de Ciências Contábeis da UFRN com a finalidade de obter a nota da unidade I.

                                                                         

Prof. Dr. Erik Fernando Miletta Martins

NATAL/RN

2017

O texto origens primitivas do livro história da matemática aborda inicialmente como se deu a origem dos diversos ramos da matemática tomando como base os conceitos de número, grandeza e forma. Na sequência é discutida a ideia de que essa origem não está atrelada a humanidade e sim a formas de vida anteriores e para isso Carl B. Boyer, o autor do livro, traz alguns exemplos de que ao longo da história foram observadas várias utilizações de noções matemáticas rudimentares, como é o caso das observações que Darwin fez onde alguns animais possuem capacidades de distinguir tamanho, ordem e forma.

Um segundo tema abordado pelo autor é a relação que a matemática possuiu durante um período em se delimitar a observações da natureza. São apresentadas algumas analogias (de ações e observações tanto humanas quanto de animais) que remetem a termos matemáticos como, por exemplo, a observação de pares (mãos e pés) desigualdade de tamanho (sardinha e baleia) e dissemelhanças entre formas (redondo para a lua e retilíneo para arvores). A partir desse ponto um grande passo foi dado em relação à percepção e surgimento do que chamamos hoje de número e posteriormente através de um processo lento, gradual e que não se deu de forma individual tivemos o nascimento da ciência matemática.

Boyer aprofunda a ideia de número e a relaciona com a necessidade que o ser humano tem de mensurar. Fosse utilizando as mãos, os pés, pedras ou ate mesmo ossos à noção de numerar algo se tornou suficientemente ampla e necessária. Ele também põe em destaque a relação histórica que a forma de contar teve nos nossos sistemas de numeração atuais (decimal, binário) nos trazendo pesquisas que foram realizadas em tribos indígenas que procuraram saber qual sistema eles utilizavam e em sua maior parte as tribos utilizavam os sistemas decimais e quinários (ligados diretamente a uma questão fisiológica humana na quantidade de dedos das mãos e dos pés).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (82.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com