TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE COMPLIÂNCIA

Por:   •  28/10/2017  •  Resenha  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Feira de Santana

João Pedro de Jesus Silva

Professor Antônio Ribeiro Bonfim

Disciplina: Introdução à administração

                                    COMPLIANCE

 O compliance serve para garantir o cumprimento de todas as leis, normas e regulamentos estabelecidos para o funcionamento de uma empresa, também serve para evitar e solucionar qualquer desvio que possa acontecer.

 Normalmente toda grande empresa ou instituição tem um departamento ou unidade de compliance, dentro desse departamento existem várias funções, como monitorar atividades e prevenir conflitos de interesses. Por ser um departamento que trabalha verificando o trabalho dos membros da empresa, não é muito popular e por muitas vezes odiado pelos colaboradores. Por mais que seja caro custear um departamento de compliance em uma empresa, pode ser mais caro não ter um, pois, o não cumprimento das leis, pode ocasionar grandes multas monetárias, sanções e a perda de popularidade. Um grande exemplo disso são as empresas envolvidas com a lava jato, que por conta da falta de fiscalização, se afundaram por conta de envolvimento em coisas ilícitas, e hoje sofrem com altas multas monetárias, algumas sanções e uma perda de popularidade nacional e internacional.

 No Brasil o compliance é muito mal-usado, tanto que vemos todos os dias nos telejornais um caso novo de corrupção. Se a fiscalização fosse correta e o programa compliance devidamente usado, talvez a situação financeira do nosso país fosse melhor, pois, nesse caso seria mais difícil para as empresas sonegarem impostos e lavar dinheiro. Mas a devida utilização dele não acontece, pois também seria ruim para o governo e para os governantes, que teriam um bom programa de fiscalização para dificultar a corrupção deles. Ou seja, o uso devido do compliance dificilmente será executado algum dia no Brasil.

                           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com