TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racionalização nas Organizações

Por:   •  6/8/2016  •  Resenha  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa: AD III de Sociologia Organizacional

Racionalização nas Organizações

No capítulo 2 do livro "A empresa à escuta", o sociólogo Michel Crozier levanta algumas problematizações acerca dos princípios que regem uma organização (em especial, a empresa). São princípios como cultura, hierarquia, autonomia e recursos humanos. A partir da leitura do capítulo, escreva um pequeno texto discutindo se o autor critica o processo de racionalização nas organizações. A Unidade IV da apostila pode ser utilizada como apoio, caso o aluno veja necessidade. Favor não esquecer que também está utilizando a apostila (por exemplo: Silva, 2010; ou referência bibliográfica no final do trabalho). Obs.: Máximo de três páginas. Formato: Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5. O trabalho deverá ser enviado em PDF.

O autor Michel Crozier desenvolve uma profunda reflexão acerca dos problemas da organização, e discorre sobre o princípio da racionalização enquanto fundamento central de uma organização.

Diz que a reflexão sobre a organização é sociológica porque envolve a capacidade dos grupos humanos de cooperar em sistemas muito mais complexos.

Também é uma reflexão sobre os melhores meios de desenvolver e utilizar essa capacidade.

Diante de tantas mudanças, tanto de ordem estrutural, quanto da maneira que se quer alcançar os objetivos, o autor Golias Silva (citando o professor Alfred Chandler) entende que não faz sentido começar o desenho de uma organização pela sua estrutura, mas sim pelos objetivos que se quer atingir com ela.

O autor Golias Silva também discorre sobre a cultura de uma organização, a qual é formada ao longo do de sua própria existência como unidade de vida própria dentro de uma sociedade e quando há uma ruptura, essa mudança brusca que pode ser comparada a uma família que perde um de seus membros, sobretudo, se este for o chefe da mesma, ou quando o casal se separa, a modificação é muito impactante.

 sobre o princípio da hierarquia,  Michel Crozier diz que a reflexão sobre a organização não pode ser uma reflexão lógica a priori sobre a melhor forma racional, científica, de organizar o trabalho, de distribuir os recursos e mesmo de hierarquizar os poderes e de os controlar.

Quanto a autonomia, comenta se é o espírito do operador que deve responder ao problema, é necessário que este operador tenha a liberdade e a responsabilidade de agir. A autonomia deixou a função de limitar a organização ou mesmo suprimi-la, pelo contrário, assume o papel de garantir sua melhor eficácia, Este princípio é indispensável para tratar muito melhor três grandes problemas que a organização pose enfrentar quando pensada desta forma: do cliente, da profissão e do espírito da empresa.

Sobre os recursos humanos, não tem recursos contra a pressão do sistema humano interno e externo de que dependem; também não tem meios para medir direta e precisamente o resultado dos seus esforços. São os seres humanos mais capazes de absorver a complexidade, porque apenas eles podem encontrar as soluções que permitem ultrapassar, mudar os termos do problema, investir num melhor conhecimento, ter uma política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com