TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raça E Ciência - Levi Strauss

Tese: Raça E Ciência - Levi Strauss. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

Raça e Cultura

Em seu texto, Claude Lévi-Strauss discute a problemática de relacionar raça às contribuições à humanidade, já que essa relação pode ser classificada racista se levada em consideração apenas a raça de cada lugar. Há diferença entre as contribuições, mas ela se deve não aos fatos biológicos, como cor da pele, mas sim devido à circunstâncias históricas e geográficas, principalmente.

O autor também chama atenção para o fato de que "há muito mais culturas do que raças humanas", uma raça pode dar origem a diversas culturas, dependendo da sua localização geográfica, contexto histórico e circunstâncias sociológicas. Também chama a atenção para o fato de que a diferença de culturas pode causar mais problemas do que a diferença racial, já que a questão cultural pode ser questionada, pode-se pensar se determinada cultura acrescenta ou atrapalha para o desenvolvimento da humanidade.

Diversidade das Culturas

É certo que todas as culturas são diferentes, mas compreender quais são e como se dão essas diferenças pode ser uma tarefa difícil, já que as culturas são contemporâneas e não se diferenciam da mesma maneira. Outra dificuldade é conhecer a fundo uma cultura, já que um historiador, por exemplo, poderia estuda-la, mas ainda estaria vendo-a de fora, superficialmente. Também essas diferenças não devem ser estudadas isoladamente, pois são fruto das relações entre as culturas, de como elas coexistem.

O Etnocentrismo

A reação mais comum do homem ao se defrontar com uma manifestação cultural diferente da qual ele conhece é o repudio, principalmente quando se trata do homem civilizado, que classifica qualquer sociedade que não tenha os mesmos costumes como "selvagens".

O etnocentrismo, além de se tratar de uma visão de que sua cultura é melhor, ainda consiste na ideia de achar-se mais evoluída. Assim, considera todas as outras culturas como primitivas, como se todas fossem apenas estágios, e que precisassem chegar ao mais evoluído (no caso, o modelo de sociedade moderna, civilizada).

Culturas Arcaicas e Culturas Primitivas

Lévi-Strauss divide as culturas em três categorias: as que são contemporâneas, mas localizadas em lugares diferentes do mundo; as que diferem no tempo, mas se manifestam no mesmo espaço; e, por último, as que existiram em um tempo anterior e em um espaço diferente do qual se encontra. Essas semelhanças são identificadas mais facilmente nas culturas que tem alguma forma de escrita ou arquitetura, que baseiam as hipóteses.

As sociedades humanas tem em comum um passado histórico, que podem ser divididos em dois casos: uma história progressiva, na qual se acumulam descobertas, invenções e conquistas que ajudam a formar uma grande civilização, ou uma outra história, que também se forma ativamente, porém sem o dom do primeiro.

História Estacionária e História Cumulativa

O texto cita como exemplo de "história cumulativa" a América, pois contriubuiu levando inovações para o Velho Mundo, além de diversas descobertas. Mas também põe em questão essa forma de avaliação, já que seu resultado é reflexo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com