TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realidades Diferentes

Artigo: Realidades Diferentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas

O texto fala das perspectivas para a educação no século XXI, e supõe que o projeto de mudança do mundo implica uma visão educacional.

Segundo Moacir Gadotti,educar para um outro mundo possível é fazer da educação, tanto formal, quanto não-formal, um espaço de formação crítica e não apenas de formação de mão de obra para o mercado; é inventar novos espaços de formação alternativos ao sistema formal de educação e negar a sua forma hierarquizada numa estrutura demando e subordinação; é educar para articular as diferentes rebeldias que negam hoje as relações sociais capitalistas; é educar para mudar radicalmente nossa maneira de produzir e de reproduzir nossa existência no planeta, portanto, é uma educação para a sustentabilidade.

Educar para um outro mundo possível é educar para superar a lógica desumanizadora do capital que tem no individualismo e no lucro seus fundamentos,é educar para transformar radicalmente o modelo econômico e político atual.É educar para viver em rede, ser capaz de comunicar e agir em comum; é educar para produzir formas cooperativas de produção e reprodução da existência humana,educar para a autodeterminação. A diversidade é a característica fundamental da humanidade. Por isso não pode haver um único modo de produzir e de reproduzir nossa existência no planeta. O que há de comum é a diversidade humana. A diversidade humana impõe a necessidade de construir a diversidade de mundos.

A entrevista faz uma comparação entre o ensino técnico e o ensino propedêutico, afirmando que no ensino técnico em institutos federais, o aluno é mais investigativo, trabalha mais com pesquisa, tendo ela como principio educativo, e ainda, tem o olhar mais ampliado que o aluno de escolas normais.

Fala também que nos institutos há ótimos incentivos a capacitações docentes, tanto governamentais quanto internos.

Ensinar sempre foi um grande desafio e para educar numa sociedade que comporta realidades tão diferentes é necessário que haja educadores determinados e empenhados a darem o melhor de si para um ensino e educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com