TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade E Suas Duas Realidades Diferentes

Artigo: A Sociedade E Suas Duas Realidades Diferentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 2

A sociedade e suas duas realidades diferentes

A instituição escolar sempre teve a responsabilidade legitimada com o compromisso social. A formação de cidadãos para o mercado de trabalho, separando a sua atividade material da intelectual, gerou o domínio das classes dominantes sobre os excluídos, que, pelo seu trabalho árduo e excessivo, não conseguiam se dedicar com mais afinco aos estudos.

Isso quer dizer que os indivíduos, ao desempenharem um compromisso social, não só estarão abrindo uma entrada para as camadas cognoscitivas, mas também para o conhecimento que tal compromisso exige deles. Essa entrada permite ao homem perceber-se enquanto produtor do mundo social, o que implica uma exteriorização (a sociedade é um produto humano), a objetivação (a sociedade como realidade objetiva) e a interiorização (o homem como produto social).

Assim, a instituição se manifesta em contradições, pois, ao mesmo tempo em que produz ideologias que fogem sorrateiramente da realidade social, com seus conflitos, suas lutas, também pode revelar a alienação e denunciar a lógica capitalista que a produz.

A mudança esperada atualmente requer que se busque adequar a relação do sujeito com o conhecimento aos novos tempos, isto é, passar de uma educação conservadora, baseada na transmissão da informação, por meio de disciplinas estanques, descontextualizadas e fragmentadas, para uma aprendizagem interdisciplinar, promovendo uma visão holística das necessidades do estudante (diagnóstica), o seu progresso, utilizando as novas tecnologias da comunicação e informação no espaço institucional.

Entretanto, durante muito tempo as mudanças almejadas nas escolas públicas têm acontecido de forma lenta e quase imperceptível em relação aos outros segmentos da sociedade, como o comércio, a indústria e a saúde.

O mercado de trabalho, hoje, exige dos trabalhadores uma melhor qualificação, pessoas capazes de trabalhar em equipe, assumir responsabilidades, tomar decisões, buscar soluções para problemas que surgem durante o processo de produção, ser crítico, criativo, com capacidade de pensar e de aprender a aprender, o que significa atualmente que o poder está no conhecimento. Dito de outra forma, quem detém o conhecimento detém o poder.

Por isso, a educação deverá estar preparada para esse novo paradigma que surge com as novas tecnologias da informação. Certamente, esse processo educacional não pode continuar tão-somente a transmitir conhecimentos, mas é importante proporcionar a cada aluno a possibilidade de construção do conhecimento, vivenciando e desenvolvendo as suas competências e habilidades individuais.

Por isso, é importante incluir as pessoas sem exceção na sociedade de informação para que possamos oferecer maiores possibilidades de cidadania aos menos favorecidos. Para isso, quanto mais oportunidades forem oferecidas aos cidadãos de exercerem os seus direitos, mais teremos pessoas conscientes nas reivindicações de seu meio social excludente e desigual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com