TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reforma Politica

Pesquisas Acadêmicas: Reforma Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 5

Os eleitores tem dois votos um para os candidatos no distrito e outro voto para o partido (sistema proporcional).Os votos em legenda ( ou sistema proporcional)são computados em todo o estado município e etc. Já os votos majoritários são destinados a candidatos do distrito escolhido pelos partidos políticos vencendo o mais votado.Alguns países que adotam o voto distrital são,Estados Unidos,Reino Unido, e Italia.No Brasil atualmente se usao sistema proporcional (de lista aberta).Todo eleitor vota simultaneamente no candidato e na legenda a qual ele pertence.As vagas são distribuídas proporcionalmente conforme a soma dos votos,para cada legenda usando o quociente eleitoral,os candidatos mais votados de cada legenda eram os eleitos.Com o voto distrital o voto proporcional seria abandonado e em seu lugar seriam criados os distritos uninominais ou seja um único vencedor obtendo esse sistema teremos o sistema majoritário uninominal.

• Vantagem: A grande vantagem do voto distrital seria a maior aproximação do eleitor com o político que ele ajuda a eleger, facilitando a cobrança de promessas.Outros prós do voto distrital seriam o fim dos “puxadores de votos” e a redução dos gastos com campanhas.

• Acabar com a disputa de candidatos do mesmo partido.Ocorreria também uma força ao comando político impondo mais responsabilidade nos diretórios municipais e regionais para melhor seleção dos candidatos.

• Diminuiçao do poder das oligarquias.

• Desvantagem: A desvantagem do voto distrital é que ele deforma a representação parlamentar das diferentes correntes de opinião existentes na sociedade, e acaba produzindo o bipartidarismo,onde dois partidos dividem o poder.

• Um dos maiores problemas do voto distrital puro é a proporcionalidade,onde a minoria não assegura representação no distrito em que foi derrotado.

• Outro fato seria o impedimento na participação das minorias na vida política conduzindo a eliminação de partidos de pequeno porte ou de menor expressão.

A analise que se faz sobre o que foi dito (vantagens e desvantagens) sobre a adoção do voto distrital gera um grande estudo sobre o tema. O Brasil já adotou o voto distrital por duas vezes uma foi na republica velha e a outra no império .Ao longo do tempo por volta de 1964 uma emenda constitucioal fez com que surgisse uma idéia na qual estabelecia a presença do voto distrital misto para eleições legislativas,mas essa idéia não foi aceita e nem colocada em pratica.

c) Voto distrital misto: Seria a alternativa ao voto distrital combinando-o com o proporcional.

O voto misto ainda não existe no Brasil,não da para saber qual formato final ele teria.Em relação ao estudo ele é uma combinação do voto proporcional e do voto majoritário.Os eleitores terão dois votos que como já foi dito,um será para candidatos no distrito e o outro para as legendas (partidos).No sistema proporcional os votos serão computados comforme o quociente eleitoral ou seja (total de cadeiras dividas pelo total de votos validos ).Ja no sistema majoritário os votos são destinados a candidatos do distrito que são escolhidos por partidos politicos ,vencendo então o mais votado.

No voto distrital misto existe a combinação entre o voto distrital com o voto de lista fechada ,determina –se que cada um desses dois sistemas será usado para preencher uma parte das regras existentes.

Aqueles que defendem esse modelo considera que ele une vantagens do voto distrital e do voto proporcional :Fortalecer partidos políticos e aproximar representantes ,futuros governantes dos seus eleitores essa seria uma possível solução para conciliar os adeptos dos outros sistemas.

Os países que ultilizam as variações dos votos distritais misto são Alemanha,Coreia do sul,Japao ,Ucrania e Mexico.

Nos sistemas nos quais o voto distrital prevalece sobre o voto partidário ele fica conhecido como majoritário misto.Nos sistemas onde o voto partidário é mais importante ,vigoram sistemas de representação proporcional mista que não pode ser caracterizada como os sistemas distritais ou majoritários,e sim como sistemas proporcional de voto.

Já no sistema majoritário misto pelo contrario os votos distritais e os votos por lista de partido são independentes. Esse mecanismo eleitoral faz com que a desproporção do sistema distrital seja amenizada, mas continua desfavorecendo os partidos menores.

• Vantagens:

• Fortalecimento do elo entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com