TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reforma Politica

Exames: Reforma Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  5.607 Palavras (23 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 23

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................5

2. FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO ...........................6

2.1. PROPOSTAS DE MUDANÇA..............................................................................8

3. COLIGAÇÃO NO SISTEMA PROPORCIONAL .................................................11

3.1. OS PRÓS E CONTRAS DO FIM DAS COLIGAÇÕES.......................................12

4. VOTO OBRIGATÓRIO OU FACULTATIVO.......................................................13

4.1. PRÓS E CONTRAS DA MUDANÇA PARA O VOTO FACULTATIVO...............15

5. FINANCIAMENTO DE CAMPANHA POLÍTICA.................................................15

6. REGRAS DE REELEIÇÃO PARA O EXECUTIVO ............................................18

6.1. REELEIÇÃO: TEMA DE INCANSÁVEIS PROPOSTAS DE EMENDA ..............19

6.2. REELEIÇÃO NO SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO.....................................19

6.3. REELEIÇÃO E SEUS ‘’CIFRÕES’’ ....................................................................20

6.4. PROPOSTA DE MUDANÇAS............................................................................20

7. SUPLÊNCIA DE SENADOR ..............................................................................22

8. CONCLUSÃO ....................................................................................................25

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................27

5

1. INTRODUÇÃO

Significado de “reforma política”, apesar de esta expressão ser usada habitualmente, não se trata de um objeto com limites fixados. Tanto no Con-gresso Nacional como fora, ela vem sendo utilizada para juntar propostas le-gislativas sobre a legislação eleitoral e partidária.

No momento atual, posterior as manifestações que ocorreram em Ju-nho deste ano, começaram a ser discutidos temas sobre a reforma política no Brasil, inicialmente, através de plebiscito proposto pela Presidente da Repú-blica Dilma Rousseff, nos quais temos à discussão sobre o “financiamento de campanha”, “sistema eleitoral”, “fim da coligação partidária”, “suplência de Senadores” e o “voto secreto no Congresso”.

Algumas alterações foram feitas, nas últimas duas décadas, sobre a nossa legislação eleitoral e partidária, mas muito, ainda, tem que ser feito so-bre reforma política dentro dos anseios da população brasileira.

Existe no Senado Federal uma Comissão de Reforma do Código Elei-toral, a qual tem por objetivo atualizar, organizar e consolidar a legislação elei-toral, hoje distribuída no Código e em leis esparsas que revogaram tacitamen-te parte do referido Código. A Comissão visa, ainda, modernizar e conferir ce-leridade às normas de processo eleitoral não penal e penal, uniformizando os ritos processuais. Portanto, está voltada precipuamente ao estudo das nor-mas que regem as eleições.

A Comissão da Reforma Política, por sua vez, discutirá temas estraté-gicos do sistema político brasileiro, vários deles tratados na própria Constitui-ção Federal, tais como sistemas eleitorais, fidelidade partidária, financiamento eleitoral e partidário, cláusula de desempenho, suplência de Senadores.

Não podemos nos esquecer que no próximo ano teremos novas elei-ções, sendo de grande porte, onde haverá o início de novos legisladores, nas quais, possivelmente, não veremos nenhuma alteração sobre a “reforma polí-tica”, onde continuarão ocorrendo as formas de financiamentos milionários de campanhas e as fórmulas de quociente eleitoral e partidário. Infelizmente a massa da população brasileira deverá estar com os olhos voltados para a Co-pa do Mundo, que acontecerá em nosso país, e acabará esquecendo de todo o movimento que ocorreu neste ano.

6

Tentaremos mostrar neste trabalho a importância de uma reforma polí-tica mais ampla, com a aprovação de diversos Projetos de Emenda Constitu-cionais (PEC) e Projetos de Lei emperrados no Congresso.

2. FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO

Atualmente o Sistema Eleitoral Brasileiro funciona pelas regras do “sis-tema majoritário”, para as eleições a Presidente, Governador, Prefeito e Se-nador e pelo “sistema proporcional com lista aberta”, para Deputados Fede-rais, Estaduais, Distritais e Vereadores.

O Sistema Majoritário, utilizado para as eleições de Presidente, Gover-nador, Prefeito e Senador, funciona da seguinte forma: é eleito o candidato que receber a maioria absoluta dos votos válidos, caso nenhum candidato consiga esta maioria em 1º turno (50% dos votos válidos mais um voto), os dois melhores colocados irão disputar um 2º turno das eleições. Esta regra não se aplica para as eleições a Senadores e Prefeitos de município com me-nos de 200 mil eleitores, onde serão eleitos os que tiverem obtido o maior número de votos.

O Sistema Proporcional com Lista Aberta, utilizado para as eleições de Deputados Federais, Estaduais, Distritais e Vereadores, onde é possível votar tanto no candidato como na legenda do partido político. Neste sistema são contabilizados os votos obtidos por cada partido, somados os votos dos can-didatos da legenda, sendo as vagas distribuídas de forma proporcional aos votos conquistados por cada partido, conforme estabelece o Art. 106 do Códi-go Eleitoral, através dos quocientes eleitorais e partidários, da seguinte forma: apura-se o Quociente Eleitoral (Qe), dividindo-se os Votos Válidos (Vv) pela Quantidade de Cadeiras (C), desprezando-se a fração igual ou inferior a cin-co. Feito isso se verificam os partidos que ficaram abaixo do quociente eleito-ral, os quais não irão ocupar nenhuma cadeira, e calcula-se o Quociente Par-tidário (Qp), dividindo-se os Votos Válidos por Partido (Vp) pelo Quociente E-leitoral (Qe), conforme o Art. 107 do Código Eleitoral. O procedimento do Quociente Partidário é para saber quantas cadeiras cada partido irá ocupar e, havendo sobras de cadeiras, elas serão distribuídas através da divisão do Quociente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com