TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Artigo: Relatorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  14.314 Palavras (58 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 58

Introdução

Neste estudo vamos abordar o tema Estatística a definição dos conceitos iniciais e métodos. Conceituaremos a Estatística, bem como a suas vertentes, além de abordar de forma clara as suas formas de atuação.

Será abordado uma pesquisa de peso em 100 pacotes de café de 500 gramas realizado em um distribuidor onde será abordado os resultados da pesquisa através de um relatório final contendo o valor médio de peso dos pacotes, o valor mediano, a moda, a amplitude e o desvio padrão.

Ao final do mesmo apresentaremos os resultados teóricos da experiência com os pacotes de café.

ETAPA 01

Passo 02

ESTATÍSTICA

Conjunto de técnicas de pesquisas que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, coleta e análise de dados disseminando as informações. Permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Tem por objetivo fornecer técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

A Estatística remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre habitantes, riqueza e poder dos povos. Na Europa Ocidental os governantes preocupavam-se com a difusão de doenças endêmicas, então começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVII e XVIII os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Atualmente os dados estatísticos são utilizados de atividades dos cidadãos e organizações da sociedade, que tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicações atuais provém de estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego divulgados pela mídia, são exemplos de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Passo 3 (Aluno)

Realize busca na internet referente às possibilidades de aplicação da Estatística na área de Administração. Este levantamento deverá conter uma relação de lugares, situações e problemas em que pode-se aplicar conceitos estatísticos.

A Estatística além de ser uma ciência importante, se tornou uma grande ferramenta para a Administração e está presente em quase todas as suas áreas. Cada vez mais as técnicas estatísticas colaboram com os estudos organizacionais.

No mercado de trabalho a Estatística pode promover a melhoria da eficiência e solução de vários problemas importantes em quase todas as áreas do saberás ciências naturais às sociais.

Exemplo das atuações onde o estatístico atua com maior relevância:

Indústria-> Começa no estudo de implantação de uma fábrica até a avaliação de necessidades de expansão industrial.

Recursos Humanos-> Na área de RH realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos de habilidades dos empregados e atividades desenvolvidas por eles.

Universidades e Instituições de Pesquisa-> Podem atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas á Estatísticas, assessorar pesquisadores de outras áreas dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas.

Área de Demografia-> Estuda a evolução a as características da população.

Área de Marketing e Análise de Mercado-> decisão relativa de preços, previsão de vendas, logística a distribuição e nas decisões de canais, desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, etc.

Área Financeira e Bancária-> Departamento de seguros e análise atuarial, seleção de investimentos, desenvolvimento de modelos financeiros, informações gerenciais, carteiras de investimentos, fluxo de caixa, avaliação e projeção de indicadores financeiros, contábeis, e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.

O Perfil do Estatístico têm a finalidade de orientar, disciplinar a fiscalizar o exercício da profissão em todo o território Nacional.

A formação acadêmica do Estatístico ETA fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação, métodos de análise de estatística e disciplinas profissionalizantes.

A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a freqüência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.

Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.

ETAPA 02

Passo 02

Amostragem

Como podemos determinar quantas pessoas em uma população apresentam certa característica? Por exemplo, quantos eleitores apóiam um candidato à presidência? Ou então, da população de determinado estado, quantas pessoas são crianças, quantas vivem em centros urbanos, quantas estão desempregadas?

Uma forma de responder a essas questões consiste em entrevistar todas as pessoas. Mas este é um processo demorado e caro.

Outro processo possível consiste então em consultar um grupo de pessoas, que constituem um amostra. Se a amostra representa de fato toda a população, podemos utilizar as características dos seus elementos para estimar as características de toda população.

Distinguiremos dois tipos de amostragem: a probabilística e a não-probabilística. A amostragem será probabilística se todos os elementos da população tiverem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com