TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Actividades

Trabalho Universitário: Relatorio De Actividades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  4.181 Palavras (17 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

O estágio é a iniciação do estudante no desenvolvimento da sua actividade profissional, numa unidade de acolhimento, interagindo com empreendedores, gestores turísticos e hoteleiros, autoridades públicas, clientes e comunidades, com o fim de permitir que o estudante desenvolva e expanda a capacidade de viver e trabalhar com os outros, aprenda da experiência para ser coerente na tomada de decisões apropriadas, de modo a que possa intervir dentro dos limites das competências que são definidas na sua área de formação (ESHTI, 2012). Assim, o presente relatório foi elaborado no âmbito da disciplina de Estágio Integrador, pertencente ao quarto nível da Licenciatura em Turismo, leccionado na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane pertencente a Universidade Eduardo Mondlane. O estágio decorreu no período compreendido entre 21 de Julho de 2014 à 19 de Setembro de 2014 no Serviço Distrital de Actividades Económicas de Jangamo.

O Serviço Distrital de Actividades Económicas de Jangamo é constituído por quatro (4) repartições (art. 5 de OFGD ) a saber: Repartição de Agricultura e Pesca; Repartição de Promoção e Desenvolvimento do Empresariado; Repartição de Licenciamento e Fiscalização da Actividade Económica e; Repartição de Administração, Planificação e Recursos Humanos.

O Serviço Distrital de Actividades Económicas de Jangamo é dirigido por Sra. Judite Camuia David Pecali, directora distrital, nomeada pelo despacho 141/GPPI/2011 de 27 de Maio de 2011.

Este Relatório teve como objectivo consolidar pela observação e práticas exercidas no Serviço Distrital de Actividades Económicas de Jangamo, os conhecimentos adquiridos ao longo da função acadêmica e fazer diagnóstico estratégico do turismo no distrito de Jangamo.

Objectivo Geral

 Fazer diagnóstico estratégico do turismo no distrito de Jangamo para conhecer a actual situação do turismo.

Objectivos Específicos

 Identificar os elementos que compõem o turismo no Distrito de Jangamo;

 Verificar a qualidade dos componentes do turismo no distrito de Jangamo;

 Conhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do turismo no Distrito de Jangamo como forma de orientar acções estratégicas para o planeamento e desenvolvimento do turismo local.

METODOLOGIA

A metodologia constitui a maneira correcta de descrever os caminhos necessários a seguir na busca do conhecimento científico, identificando para tal os procedimentos indispensáveis para o alcance dos resultados desejados.

Para atingir os objectivos propostos no presente trabalho, foi adoptada uma abordagem dedutivo pois, tem o objectivo de explicar o conteúdo por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chegando a uma conclusão. Como método de procedimento, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, com observação directa e observação não participante e entrevistas semi-estruturadas.

Fonte: Adaptado pelo autor

Etapa 1: Concepção do Plano de Actividades de Estágio

Esta fase decorreu na primeira semana do estágio no SDAEJ como forma de sistematizar e organizar a informação referente as actividades que serão desenvolvidas, consistiu na identificação das actividades desenvolvidas no departamento e elaboração de um plano de actividade.

Etapa 2: Realização do Estágio Integrador

Esta fase decorreu durante o período da realização do estágio, tendo obedecido os seguintes procedimentos:

a) Observação Directa

Consistiu no conctato directo com o facto observado, visando captar as acções dos actores em seu próprio contexto. Os dados obtidos durante a observação durante a observação participante foram registados através da escrita com recurso a um bloco de notas e uma esferográfica;

b) Observação não Participante:

Consistiu na observação das actividades realizadas no local de estágio e de aspectos relevantes relacionados com o funcionamento do SDAEJ.

c) Entrevistas semi-estruturadas:

Consistiu na aplicação de entrevistas semi-estruturadas com vista a consolidar a informação obtida a partir das actividades realizadas na Repartição de Promoção e Desenvolvimento ao Empresariado.

d) Revisão Bibliográfica:

Consistiu na consulta de obras e documentos para a aquisição de informações relacionadas ao tema do estágio (Diagnóstico Estratégico do Turismo no Distrito de Jangamo) e com as actividades realizadas;

Etapa 3: Redacção e entrega do rotatório de actividades:

Esta fase consistiu na compilação dos dados adquiridos durante a realização do estágio em forma relatório de actividades com recurso ao Microsofte office Word 2007 e na entrega do relatório.

ACTIVIDADES REALIZADAS

Apoios Recebidos

Após a chegada do estagiário no Serviço Distrital de Actividades Económicas de Jangamo, esta instituição prestou de forma incondicional apoio, desde logístico, em material que facultou o desenvolvimento das actividades até à disponibilidade dos colaboradores em facultar informações para a elaboração do trabalho desenvolvido durante o período de estágio.

Importa aqui, destacar alguns apoios disponibilizados:

1. Viaturas para o deslocamento do SDAEJ à costa e, ao interior do distrito durante a operacionalização do trabalho de campo;

2. Ajuda em mantimentos;

3. Pasta HP;

4. Canetas;

5. Convites para eventos sociais.

Actividades Desenvolvidas

Várias são as actividades desenvolvidas a quando do estágio na Repartição de Promoção e Desenvolvimento do Empresariado e Repartição de Administração, Planificação e Recursos Humanos e, também o estagiário realizou actividades extracurriculares.

Vide a seguir o quadro resumo das actividades em cada departamento por onde o estagiário teve oportunidade de passar. Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com