TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Intestinos

Trabalho Universitário: Relatorio Intestinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório “Nossas Origens” - Intestinos

O documentário “Nossas Origens – Intestinos” tenta explicar como nos tornamos humanos através de fosséis e vestígios de nossos ancestrais mas que estão sobretudo em nossos ossos, carne e genes.

Uma das formas que nos fez evoluir, nos tornamos humanos e sairmos das florestas, foi a necessidade da busca de alimentos; ele deixou a marca em nossas bocas e comportamentos. Logo em seguida, veio o fogo, através do fogo tivemos o cozimento dos alimentos o que nos fez evoluir devido a facilicidade de mastigar mas principalmente a energia extra que foi possível obter, que devido a isso, evoluimos para o primeiro Homo Erectus que mais tarde deu origem à humanidade. O fogo também nos trouxe a capacipadade de socialização, os grupos que normalmente se uniam em volta do fogo para se esquecerem devido ao frio e que acabavam se socializando uns com os outros.

No documentário é bem clara a forma que é mostrada como somos parecidos com os outros animais na busca de alimentos e que isso é algo que nos une. A necessidade na busca de alimentos moldou nossos intestinos, de nos mover, de nos portar e a forma de vivenciar o mundo ao nosso redor.

Nossos olhos são capazes de ver até 1 milhão de cores, um dom sensorial. Poucos animais são capazes de ver as mesmas cores que nós. Os macacos há 3 milhões de anos foram capazes de se adaptarem a um clima mais frio e seco, eles foram capazes de descerem das árvores e cruzarem a savana em busca de alimentos, o que o fez andar ereto.

O consumo da carne alterou o formato de nossos rostos, logo depois houve uma variação em nossa dieta que foi crucial para nossa sobrevivência, que houve a mudança de nossa saliva também. Nos possuímos de 6 a 8 vezes mais amilase em nossa saliva do que os chimpanzés, que decompõe o amido em açúcares.

No documentário vemos um dos últimos caçadores-coletores nômades da Terra, eles vivem em acampamentos móveis e se deslocam a cada poucos meses. A carne ainda é super valorizada, os homens saem para caçar e as mulheres trabalham em grupos colhendo frutos e raízes, na falta da carne (caso, os homens não consigam nada) alimento não irá faltar para suas crianças. Normalmente, os melhores caçadores são os mais velhos porque a experiência conta muito.

A capacidade de sobreviver com uma variedade de alimentos signifiica que nossos ancestrais eram capazes de viverem em outros habitats. O que significa que eles podiam se disseminar e acabar colonizando o planeta.

A relação com os alimentos teve um grande efeito sobre nós, moldou nossa estrutura, da sociedade e ainda houve um impacto no meio ambiente ao nosso redor. Nos tornamos a espécie que é capaz de encontrar alimentos em todo lugar porque o cultivamos. Naturalmente, somos capazes de consumir uma variedade de alimentos. E por meio de nossa cultura de cozinhar e da agricultura ampliamos ainda mais esse limite o que nos fez alicerce de nosso sucesso global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com