TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio NPJ

Dissertações: Relatorio NPJ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente relatório faz parte da 2ª avaliação relativa ao Estágio Supervisionado. Nele estão inseridas todas as atividades desenvolvidas no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Maurício de Nassau, durante as horas semanais frequentadas, sob supervisão da professora Tatiana Mendes Caldas Castelo Branco.

Aqui estão sendo relatadas as atividades realizadas durante o semestre, onde realizei ao longo do período, como: audiência simulada, atendimentos ao público em geral, palestras, entre outras.

No interregno de tempo, buscamos no estágio a vivência de inúmeras oportunidades, essenciais do ponto de vista profissional, em razão da junção perfeita entre teoria e pratica. Para atender os mandamentos constitucionais, no tocante à Educação, a prática de estágio torna-se imprescindível à formação dos profissionais da advocacia. O estágio, além do conhecimento necessário para nossa atividade fim, auxilia na formação de profissionais críticos e capazes de compreender a essencialidade da harmonia e integração entre a sociedade e a natureza, o que figura como primordial para a elevação dos valores humanísticos. Formar profissionais compromissados, competentes, conscientes e críticos com os problemas na sociedade em que vivem, é a proposta de ensino da Faculdade Maurício de Nassau.

Ao longo do semestre, os ensinamentos repassados pela instituição não foram focados apenas na questão técnica, mas, também na formação de agentes multiplicadores e atuante no mundo jurídico, visando contribuir para uma sociedade mais ética e menos desigual. Desta feita, o presente relatório tem como escopo externar as experiências do acadêmico acima mencionado, adquiridas durante a vivência com a realidade do dia a dia jurídico. Para assim, melhorar o aprofundamento prático, o conhecimento adquirido dentro de sala de aula, com todas as suas nuances, foi essencial para o alcance do resultado almejado.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Assim que comecei minhas atividades no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Maurício de Nassau em Parnaíba, realizei algumas atividades como resoluções de casos fictícios sobre Direito de Trabalho propostos pela orientadora do Juizado Especial.

Sendo assim, pude perceber que esse semestre diferentemente do anterior tive a sensação de mais segurança diante dos atendimentos propostos. Porém, a cada atendimento realizado foi gratificante, pois pude esclarecer as dúvidas das pessoas que ali compareciam, às vezes de forma enganosa por não possuírem um conhecimento jurídico.

Ao passar dos meses, fui realizando vários atendimentos, inclusive confeccionando algumas petições iniciais e até mesmo audiências simuladas de âmbito do Direito Trabalho, onde exerci a advocacia, de uma forma bem didática, nossa orientadora propôs algumas situações fictícias, envolvendo todos que ali estavam.

Algumas dificuldades foram observadas de minha parte, mas com ajuda da orientadora pude resolvê-las, fazendo com que transcorresse todo o trabalho de forma tranquila e prazerosa.

Sei que o tempo que passamos no Núcleo de Prática Jurídica é pouco, mas tento absorver ao máximo as informações para me auxiliarem no meu cotidiano e adquirindo mais experiência.

A forma prática das audiências simuladas para mim foi demasiadamente de suma importância para o meu desenvolvimento de postura numa provável audiência, onde pude observar todas as fases do procedimento do decorrer da audiência.

O período de estágio também foi oportuno, levando-se em consideração a integração entre Núcleo de Prática Jurídica e Instituição de Ensino, bem em considera a oportunidade da troca de experiências e conhecimentos com outros colegas estagiários e advogados.

FUNÇÕES DESENVOLVIDAS

• Identificar solução para os casos atendidos;

• Redigir peças processuais;

• Ajuizar e acompanhar ações processuais;

• Praticar as principais rotinas forenses;

• Observar e identificar nas audiências os procedimentos e fases do processo do Juizados Cíveis;

• Executar o manuseio da legislação pertinente, jurisprudências e autos findos processos judiciais;

• Desenvolver a postura ético-profissional.

PERÍODO DE DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO

O período de duração do estágio obrigatório foi de 04 de agosto a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com