TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio

Pesquisas Acadêmicas: Relatório De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CAMPUS NORTE SHOPPING

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SEMESTRE 2014.3

Relatório Parcial de Estágio Supervisionado

Aluno: Francisco Ventura Antonio

Rio de Janeiro

Outubro / 2014

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Nome: Banco Central do Brasil

Bairro: Centro

Endereço: Av. Rio Branco, 30

CEP: 20090-003

Cidade/Estado: Rio de Janeiro / RJ

Telefone: 2189-6400

Site: www.bcb.gov.br

ÁREA NA EMPRESA ONDE EXERCE A FUNÇÃO: Departamento de Segurança

Data da Posse: 23/08/2014

Carga Horária Semanal: 30h

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A) O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, sendo vinculado ao Ministério da Fazenda do Brasil. Criado em 31 de dezembro de 1964 pela da Lei nº 4.595. Assim como os outros bancos centrais do mundo, o brasileiro é uma das principais autoridades monetárias do país, sendo a principal o Conselho Monetário Nacional (CMN). O BCB recebeu esta competência de três instituições diferentes: a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), o Banco do Brasil (BB) e o Tesouro Nacional.

É de competência exclusiva do Banco Central do Brasil:

- Emitir a moeda;

- Executar serviços de meio circulante;

- Receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais;

- Realizar operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez às instituições financeiras;

- Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papeis;

- Autorizar, normatizar, fiscalizar e intervir nas instituições financeiras;

- Controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial.

O meu local de trabalho consiste em uma sala de 25m² que é composta de três estações individuais (dotadas de computadores com monitores de 20”), uma estação dupla (dotada de dois monitores de 42”), dois quadros de avisos (um magnético e um quadro branco), dois condicionadores de ar que trabalham em sistema de revezamento de 24h, um sistema de iluminação de duas seções (com quatro “calhas” de 4 lâmpadas de 40w cada), duas linhas voip, duas linhas telefônicas, um rádio-comunicador e um Nextel. Anexa à sala, há uma pequena copa (com microondas e geladeira).

Dentre as atribuições da minha função estão: monitoramento remoto dos ambientes internos e externos do edifício; autorizações de acesso ao edifício; gerenciamento de alarmes de segurança; fiscalização do trabalho de vigilantes armados; registro de ocorrências atípicas; análise de sinistros para tomada de contramedidas; administração predial (fora do horário comercial).

B) O Banco Central tem como missão institucional “a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro” e, para o alcance desta, as atividades por mim desenvolvidas, apesar de serem consideradas atividades “meio” da instituição, são de vital importância, pois lidam com o ativo mais importante da instituição que é a “credibilidade”. A proteção desse ativo garante que as ações estratégicas do Banco Central tenham a efetividade esperada; demonstrando a sociedade brasileira que a instituição é eficiente e eficaz no resguardo das reservas de “moeda” e informações sigilosas.

C) Orientações e treinamentos recebidos e aprendizagem decorrente:

- “PROGRAMA DE CAPACITAÇÂO PARA TÈCNICOS DO BANCO CENTRAL DO BRASIL” – fez parte da segunda fase do Concurso e teve como objetivo geral transmitir aos candidatos participantes conhecimentos técnico-operacionais necessários para o desempenho adequado das funções inerentes ao cargo. Neste programa aprendemos como funciona a instituição como um todo; o papel do Departamento no qual trabalharíamos dentro desse contexto e as principais teorias sobre “Metodologia de Segurança e Inteligência” que são aplicáveis, não só a nossa função, mas a todas as demais desenvolvidas dentro de uma instituição que manipula informações sigilosas;

- “CURSO DE AMBIENTAÇÂO DOS NOVOS SEVIDORES DO BANCO CENTRAL” – nesse curso foram transmitidas informações relativas à “História da Instituição’, Atual estrutura organizacional, Missão/Visão/Valores, Cultura Organizacional, Direitos e Deveres dos Servidores, Código de Ética, Posicionamento da Autarquia dentro do Executivo Federal, etc. Ou seja, aprendemos (através dos conhecimentos e vivências de servidores experientes) tudo que era mais importante para facilitar a nossa integração à instituição; acelerando o processo de ambientação e maximizando os resultados em curto prazo;

- “PRIMEIRO CURSO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL PARA TÉCNICOS DO BANCO CENTRAL DO BRASIL” – neste curso (realizado na Academia Nacional de Polícia) aprendemos, além do manuseio de ”armas de fogo”, técnicas de inteligência e contra-inteligência, direção defensiva/ofensiva/evasiva, manuseio de equipamentos de comunicação, artes marciais aplicadas na proteção de dignitários, técnicas de engenharia social, técnicas de controle emocional e técnicas de liderança de equipes de proteção.

D) Recursos utilizados nas atividades.

As aulas ministradas foram de caráter prático e teórico e contaram com a utilização de apostilas, vídeos, projeções, manuais de procedimentos e normas (principalmente no referente ao porte e manuseio de armas de fogo), estudos de caso e simulações. Nas aulas práticas foram utilizados veículos automotores, rádios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com