TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Gestão 2009. Unidade: pró-reitoria de extensão – PROEX

Pesquisas Acadêmicas: Relatório de Gestão 2009. Unidade: pró-reitoria de extensão – PROEX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.436 Palavras (34 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 34

Relatório da Gestão

2009

JANEIRO/2010

Relatório de Gestão 2009

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO – PROEX

As ações de Extensão implementadas em 2009, na UFRN, representaram um avanço significativo em relação ao ano anterior e espelham o resultado da continuidade do trabalho de articulação com as Unidades e de mobilização de docentes, servidores e discentes, para participação nas ações de Extensão.

As metas estabelecidas para o período foram alcançadas em quase todas as dimensões e, alguns resultados do trabalho de gestão merecem realce: os avanços no processo de gestão informatizada das ações; o debate em torno da curricularização das ações de extensão; a mobilização para participação em editais nacionais; a articulação com a PROPESQ e a PROGRAD para lançamento do Edital para propostas de apoio a ações de ensino, pesquisa e extensão universitária da UFRN, e o êxito na realização da CIENTEC.

A Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, no exercício 2009, desenvolveu atividades referentes à Ação Governamental 4004, relativas a serviços à comunidade por meio da extensão universitária. A meta física global previa beneficiar 100.000 (cem mil) pessoas, registrada no SIMEC equivocadamente apenas com 100 pessoas, com dotação financeira inicial no valor de R$ 480.000,00 (quatrocentos e oitenta mil reais), alocados via Fundo de Apoio à Extensão-FAEX, que foram aplicados nas prioridades e ações a seguir discriminadas, cuja execução orçamentária fez-se, em grande proporção, mediante descentralização de recursos para as Unidades Acadêmicas.

Diante do exposto, passamos a descrever, a seguir, os resultados alcançados pelo plano de metas desenvolvido em 2009, bem como as informações qualitativas e quantitativas, incluindo a meta física e financeira atingida com as ações realizadas pela extensão universitária no âmbito interno da instituição, na cidade do Natal e no estado do Rio Grande do Norte no supracitado ano.

META 1 - AMPLIAÇÃO E ARTICULAÇÃO DAS AÇÕES DE PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DA UFRN.

A presente meta se efetivou em parcerias com a Fundação Capitania das Artes (FUNCARTE), Fundação José Augusto e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, fomentando as ações artístico-culturais na UFRN e na sociedade norte-riograndense, principalmente no que diz respeito à realização de eventos de interesse dessa instituição, como a Semana de Ciência e Tecnologia - CIENTEC.

Assim, foi contemplada também a participação acadêmica no debate sobre o Plano Nacional de Cultura, bem como nas Conferências Estadual e Municipal de Cultura. A Reestruturação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) como órgão articulador de ações artístico-culturais da UFRN permitiu a ampliação e a realização das ações artístico-culturais no âmbito da universidade e da sociedade, de modo a otimizar os esforços e aumentar a visibilidade dessas ações, buscando incluí-las como atividade curricular dos cursos de graduação dos Departamentos de Artes, Comunicação, Antropologia e Escola de Música, bem como a sistematização do acervo artístico-cultural da UFRN, a qual favoreceu a manutenção e a preservação do patrimônio artístico-cultural da instituição, que será integrado ao Centro de Memória da UFRN, o qual se encontra em fase de implantação.

Dentre as ações desenvolvidas pelo NAC, podemos destacar: Cinema na Rua; Museu Abraham Palatinik de Arte e Ciência; Espetáculo Cênico-Musical “meu corpo será sempre meu corpo”? Evento comemorativo da Consciência Negra “Ilê Ifé”; Espetáculo Cênico-Poético “Lâminas”; Exposição fotográfica “Uma cidade longe do Mar”; Apoio aos Grupos Permanentes de Arte e Cultura da UFRN;

Mostra de Glauber Rocha – 70 anos; Evento Cultural Goiamum Áudio-Visual/2009; o Projeto Conviver; e os Eventos dos 30 anos do NAC.

META 2 - INSERÇÃO QUALIFICADA DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DA UFRN, QUALIFICANDO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A inserção qualificada das ações de extensão no processo de formação profissional dos cursos da UFRN, por meio da articulação PROEX/PROGRAD, teve como elemento desencadeador a realização de oficinas pedagógicas, nas quais se discutiram as experiências acadêmicas no campo da extensão e sua dimensão curricular intrínseca à formação acadêmica, contemplando os seguintes cursos: no Centro de Ciências da Saúde/CCS – Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição e Odontologia, com a participação dos Departamentos de Saúde Coletiva, Análises Clínicas e Enfermagem; na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/FACISA – Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia; no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/CCHLA – Música, Design, Artes Visuais, Teatro e Dança; no Centro de Biociências/CB – Ciências Biológicas, Ecologia, Biomedicina e Aqüicultura; no Centro de Ensino Superior do Seridó/CERES – em Currais Novos – Letras, Administração e Turismo e em Caicó – Pedagogia, Ciências Contábeis, Matemática, Direito e Geografia. Assim sendo, no ano de 2009 foram realizadas oficinas em 25 cursos da UFRN.

Tais oficinas permitiram superar mais do que fora proposto, inicialmente, como indicador da meta. Um dos desafios assumidos em tais oficinas foi a inclusão, na agenda acadêmica, da extensão universitária como componente intrínseco da formação profissional cidadã. Isso é importante pela necessidade de problematizarmos a assimetria da extensão em relação ao ensino e à pesquisa, na perspectiva de construção de práticas curriculares. Tais práticas devem expressar a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, as quais possam dar relevo às experiências acadêmicas no campo da extensão universitária que propicie relações com a realidade social, permitindo a interface teoria-prática como componente fundamental para a formação profissional dos graduandos.

Na perspectiva de socializar e problematizar as experiências desenvolvidas em extensão universitária e a correlata vinculação com o ensino, além das oficinas pedagógicas, foram realizados 3 (três) encontros, privilegiando os seguintes temas: 1- Integração ensino-pesquisa-extensão: a experiência da disciplina Saúde e Cidadania, ocorrido em 08/05/2009, às 14h, na Biblioteca Central Zila Mamede. Na oportunidade foram discutidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.7 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com