TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório unidade basica de saude bairro primavera

Por:   •  12/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Colégio São Francisco

Avenida Castelo Branco, s/nº - Centro

Técnico em Enfermagem

CNPJ: 12.564.9510001-72

SABRINA VERAS OLIVEIRA

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Hospital Municipal Pedro Neiva de Santana

Buriticupu – Ma

2016

SABRINA VERAS OLIVEIRA

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Hospital Municipal Pedro Neiva de Santana

Trabalho realizado para a disciplina Estágio supervisionado II, do Curso técnico em enfermagem do colégio São Francisco, como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina.  

Orientadora: Enfª Rauana Carvalho

Tec. Em Enf. supervisora: Marlene Viana

Buriticupu – Ma

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO        

2.1      UBS – Unidade Básica de Saúde – Posto Centro        

3.        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        

3.1        Atividades práticas desenvolvidas:        

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        



  1. INTRODUÇÃO

Sabendo que o estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário. Além disso, o programa de estágio permite a troca de experiências entre os funcionários de uma empresa, bem como o intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias, este trabalho relata a vivencia do aluno Eduardo Sales estudante do curso técnico em enfermem do Colégio São Francisco no estagio supervisionado no posto de saúde primavera.

A realização deste estágio aliou os conhecimentos técnicos com a experiência vivencial do ambiente de trabalho, porque elucidou e complementou na prática os temas abordados nas aulas pelos professores. Assim, pude reter melhor os conhecimentos sobre a profissão escolhida, através da experiência galgada durante o estágio.

O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula. Desta forma, o docente contribui como um facilitador do processo de aprendizagem e profissionalização deste aluno, onde através do estágio, ele se prepara para assumir um papel importante na sociedade, como protagonista e profissional qualificado.

Sendo assim, a prática, a dedicação e a disciplina adquiridas durante o período de estágio agregam valor e conhecimento a minha carreira. Sob este viés, sei também que é crucial o aproveitamento das oportunidades de crescimento e desenvolvimento oferecidas durante este estágio supervisionado, onde oferecem um novo olhar para o futuro, através da construção de um novo projeto de vida e carreira profissional. 

  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO

2.1      UBS – Unidade Básica de Saúde – Posto Centro

A UBS Primavera está localizado na rua da Vitória, S/N, Bairro Primavera, Buriticupu-Ma.

Em seu espaço físico, o prédio o posto conta com 9 cômodos, sendo: uma sala de recepção, uma sala de espera, uma sala de vacinação, uma sala de procedimentos de triagem, sala de cuidados de enfermagem, sala de consulta médica, dois banheiros e uma cozinha.

As atividades assistenciais da equipe de enfermagem desenvolvidas na unidade incluem o acolhimento (porta de entrada do serviço); as consultas de enfermagem; as visitas domiciliares e grupos de educação para a saúde, a realização de vacinas do calendário básico e de campanhas nacionais, curativos, retirada de pontos, medida de sinais vitais, glicemia capilar, medicações, nebulizações, coleta de exames laboratoriais, ECG e antropometria, além das atividades de supervisão dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizada pelas enfermeiras.

 


  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Segue abaixo a fixa de produção individual sobe as atividades desenvolvidas durante o estagio supervisionado sendo que o mesmo teve inicio no dia 10 de maio de 2016, as atividades se deram por plantão 12 horas noturno:

As tarefas desenvolvidas foram supervisionadas pela enfermeira Eudia Gonçalves e pela técnica em enfermagem Marlene Viana, e teve o auxílio dos demais enfermeiros, técnicos e auxiliares que fazem parte da equipe de funcionários do Hospital Pedro Neiva de Santana.

O estágio teve 315 horas de duração e ocorreu no período de 10 de maio de 2016 a 29 de setembro de 2011, no turno da noite entre 19h00min e 07h00min.

Durante o estágio pode-se observar e fazer parte da dinâmica da unidade e da equipe de enfermagem, acompanhar os encaminhamentos realizados para solucionar conflitos que se instalaram na equipe nesse período, presenciar discussões entre os funcionários a respeito de folgas, rotinas da unidade e demais questionamentos que surgem no dia-a-dia.

Atividades assistenciais de enfermagem:

Na primeira semana pude observar algumas praticas de administração de medicamentos intramusculares, endovenosa, etc. Além do que tive a oportunidade de realizar processo de nebulização em crianças com problemas respiratórios, tais como inicio de pneumonia.  Mais a frente, desenvolvi algumas atividades que seguem:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (205.5 Kb)   docx (174.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com