TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O Verdadeiro Poder

Artigo: Resenha: O Verdadeiro Poder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  2.774 Palavras (12 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 12

O verdadeiro poder

Na primeira parte do livro, Falconi esclarece a importância nas empresas da manutenção do Foco correto. E o 1º capítulo trata do por que falhamos tanto nesse intuito.

Atenta para que O Foco de todas as ações nas corporações deve estar sempre voltado para a satisfação dos clientes, funcionários, sociedade e financeiro (acionistas).

O autor ajuda a determinar claramente como estabelecer cada foco além de ensinar a estabelecer métricas para acompanhar se as premissas estão sendo seguidas.

Um dos pontos valiosos desse capítulo é a explicação do nexo entre as ações tomadas sem foco no funcionário com o turnover alto (na área de vendas, administrativa ou fabril) – e a consequente perda de conhecimento técnico (que deverá ser reposto em treinamentos) e prático (irrecuperável) – gerando a impossibilidade de manter um ambiente estável.

O autor descreve alguns motivos relevantes que leva ao fracasso: Não colocamos as metas certas ou não definimos nossos problemas deforma correta. Não fazemos bons Planos de Ação, seja porque desconhecemos os métodos de análise ou por falta de conhecimento técnico. Não executamos completamente e a tempo, os Planos de Ação e circunstâncias fora de nosso controle.

Ao esclarecer o método para garantir que as decisões corporativas tenham nexo com o foco no sucesso do empreendimento, Falconi apóia-se em três pilares:

 Liderança – esta que é definida como bater metas consistentemente por meio de sua equipe, fazendo a coisa certa. E a classifica como o único agente efetivo de mudança na organização.

 Método

 Conhecimento do Processo

Falconi, destaca também o pilar da Liderança, determinando as tarefas de um grande líder que são:

 Criar um sistema que possa atribuir a todas as pessoas metas que sejam críveis e desafiadoras.

 Promover o domínio do processo e do conhecimento técnico pela equipe com crescimento constante.

 Garantir a melhoria contínua de um sistema de recrutamento e seleção e padronizar o processo.

 Fazer coaching e estabelecer um treinamento especial para os talentos da empresa.

 Inspirar as pessoas. Ninguém trabalha apenas pelo dinheiro. Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno.

 Promover a meritocracia. Promover uma avaliação do desempenho de forma honesta e construtiva, dando feedback contínuo (pelo menos uma vez por ano).

 Alinhar os interesses das pessoas com os da organização por meio de um Sistema de Incentivos.

 Promover a cultura de tomar decisões com base em fatos e dados.

Falconi, além de dar o peixe ensina a pesca-ló, destacando que para o alcance dos objetivos e manutenção do foco correto é necessário uma análise dos resultados, e de estabelecer metas. Atentando que para estas é necessário analisar alguns pontos como: os critérios, a disciplina e a paixão empregados no método para estabelecer as metas.

No mais o autor cita algumas práticas gerenciais que devem ser conduzidas anualmente em todos os níveis gerenciais da organização para facilitar o estabelecimento das metas. Cito abaixo parte do livro que cita com clareza estas praticas.

 Determinação das lacunas: Estas lacunas correspondem à diferença entre o valor atual de um indicador e um valor ideal usado como referência excepcional ainda que seja teórico atingi-la. Este valor ideal pode ser o melhor valor encontrado em outras empresas, pode ser um número ideal como “zero acidente”, pode ser um desvio padrão para certa variável. Na área de vendas não é diferente. Compare desempenhos de vendedores, de produtos, de regiões. Compare margem de vendas em regiões diferentes, gerentes diferentes, canais diferentes. Uma lacuna não é uma meta. A meta é estabelecida dentro da lacuna. A função da lacuna é prover uma maneira criteriosa de se estabelecer uma meta, além de dar uma visão de futuro para o gerenciamento.

 Priorização: “Quem tem muitas prioridades acaba por não ter nenhuma”. Cada chefia deve ter de três a cinco metas prioritárias, nunca mais do que isto.

 Desdobramento: A grande maioria das metas em toda a organização deve se originar das metas estratégicas.

(a) As metas devem ser suficientemente desafiantes para gerar a busca de conhecimento novo.

(b) As metas não podem ser estabelecidas de tal forma a desanimar a todos mesmo antes do trabalho começar.

(c) As metas são estabelecidas para ser atingidas. Este fato deve ser considerado na Avaliação de Desempenho.

(d) As metas devem estar alinhadas e amarradas ao orçamento de organização.

O método de trabalho apresentado para o controle de metas e manutenção do foco corporativo é o PDCA (Plan, Do, Check, Act).

De modo geral esta primeira parte do livro aborda Fatores fundamentais à gestão, abrange o foco da gestão e fornece a base conceitual que permite aos gestores explorar o método, que consiste no coração da receita gerencial. Vicente Falconi; Trata ainda dos fatores que garantem resultados (entre os quais se destacam a liderança e a agenda do líder), de método e sistema e de estrutura e gestão.

Parte II: O Método Gerencial

Nesta segunda parte Falconi destaca que o método gerencial deve estar integrado à análise de sistemas e enfatiza a necessidade da busca e fixação incessante do conhecimento nas organizações. Esta condição é base para o desenvolvimento e o sucesso organizacional. Identifica que para a obtenção de benefícios e melhorias, é preciso estabelecer métodos para tratamento deste conhecimento. Avalia-se que tanto as lideranças como os colaboradores institucionais devem ser capacitados. Isto requer a análise de sistemas como metodologia. Logo, a capacitação em análise fará grande diferença para as Instituições e seu corpo social, sobretudo, os Dirigentes, o Corpo Docente e os colaboradores.

Segundo Falconi, quanto mais farta e disseminada está à informação, mais haverá necessidade de análise. É preciso conhecer a verdade dos fatos e tomar as decisões corretas. Enfatiza que para a realização da análise de sistemas alguns parâmetros precisam ser estabelecidos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com