TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre "nove Amanhãs Contos De Um Futuro Próximo"

Casos: Resenha Sobre "nove Amanhãs Contos De Um Futuro Próximo". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  1.177 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DESCRITIVA

Obra Resenhada: Nove Amanhãs Contos do Futuro Próximo

Autor: Isaac Asimov

Local:Portugal

Editora: Europa América

Edição: n° 135164\5064

Ano: 1959

Uma obra de ficção científica em que o autor narra contos, o primeiro deles é ‘profissão’ em que apresenta o que seria o futuro modo de aprendizagem dos seres humanos, a conquista de outros planetas, e como seria a escolha das profissões.

Em uma época em que o ser humano coloniza a galáxia, existem três épocas especiais para os terráqueos: O “Dia da Leitura”, o “Dia da Profissão” e o período das “Olimpíadas”. No primeiro, as crianças de oito anos recebem, por fitas de instrução, o conhecimento necessário para se tornarem alfabetizadas; no segundo, aos dezoito, recebem o conhecimento para assumirem a profissão mais compatível com suas capacidades mentais; na terceira, os jovens instruídos disputam uma vaga de trabalho em um dos vários planetas exteriores, reservadas aos melhores de cada área.

Neste mundo, onde as dúvidas a respeito da profissão foram eliminadas pelo sistema de instrução, um jovem encontra-se em uma situação única, onde sua ambição é confrontada com uma inesperada verdade. Chega à conclusão que o método ‘tradicional’ de estudar a longo prazo com livros ao invés das fitas de instrução, são mais eficazes para o desenvolvimento do profissional, isso por que a fita tem um conhecimento restrito à profissão, já os livros possibilitam um desenvolvimento intelectual, o que é importante inclusive para essa época futura em que as próprias fitas de instrução precisam ser produzidas por alguém com conhecimento superior.

Em relação à profissão, nesse período os humanos não escolhem sua profissão por livre e espontânea vontade por mais que a deseje. Ela é determinada pela capacidade intelectual de cada um, e os cérebros mais ‘desenvolvidos’ vão para outros planetas e os menos capacitados ficam à terra.

O principal personagem, George, que em sua capacitação não foi instruído a nenhuma profissão, acredita ser um inútil por não terem lhe atribuído nenhuma profissão. Ao final de uma grande aventura em busca de um novo teste, descobre que ele não foi designado à um cargo por ser intelectualmente mais desenvolvido e precisar estudar através de livros para assim produzir as tais fitas e desenvolver projetos que pelo método usado para os outros não os possibilitariam fazê-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com