TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia RESENHA

Resenha: Sociologia RESENHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Ao assistir o vídeo proposto, que tem como tema Pluralismo Jurídico – Um novo paradigma, este conceitua o pluralismo como um conjunto de lei e costumes para determinada classe social.

Ocorre que existe uma desigualdade muito grande e as leis não suprem os mais necessitados. E a solução que encontram é criar novas leis que passem a atingir todos os tipos de classes sociais.

No vídeo cita-se uma frase de Rousseau, que resume muito bem o que ocorre: “As lei são sempre uteis aos que possuem e nocinas aos que nada tem.”. Sem contar as próprias imagens que demosntram que de um lado há pessoas morrendo de fome, doentes que não tem aonde morar, nem o que se vestir. Enquanto, do outro lado as pessoas se vestem muito bem, moram em casas e edifícios luxuosos.

Há uma desigualdade econômica, resultado de uma má distribuição de renda, de um desrespeito sem igual com o ser humano. Se valoriza os bens materiais, mas esquece das necessidades humanas.

O próprio governo brasileiro é responsável em disponibilizar o acesso a moradia, a saúde, a escola, entre outras necessidades básicas, que fazem parte do direito social disponível no artigo 6º da Constituição Federal: “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”.

O que é disponibilizado para o povo são hospitais com poucos profissionais, sem aparelhos adequados para exame, sem medicamentos suficientes para atender a demanda. E assim também são as escolas públicas que, quando possui um ensino de qualidade não há vagas suficientes. Sem contar que a grande maioria a infra-estrutura é precária e não há professores disponíveis.

Essas e outras são as necessidades básicas que um ser humano tem direito, seja ele quem for. São esses direitos de dignidade que devemos lutar para ter. Assim os direitos humanos mundial deve ser fortalecido para garantir essas necessidades e disponibiliza-las, principalmente aqueles que vivem em estado de miséria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com