TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sociologia Da Educaçao

Trabalho Escolar: Resenha Sociologia Da Educaçao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 3

Notamos que a utilização do pensar levou o homem a observa tudo ao seu redor, identificando tudo aquilo que nos traz benefícios ou não.

Ao identificar tudo que o rodeia esta associando a nos mesmos, ele então passa a estuda sua cultura seu comportamento, suas atitudes suas técnicas e suas diferenças em geral.

Para a antropologia o homem e um ser ativo na natureza, capaz de se apropriar dela para garantir sua sobrevivência, ao mesmo tempo que se transforma de acordo com suas necessidades e interesses. Mas esse modo de ser e agir é aprendido pois os homens não nascem sabendo. Aprende-se no cotidiano, por meio das experiências vividas no dia-a-dia, ou pelas tradições passadas de geração em geração. Neste sentindo, “relaciona-se, pois, com as diferenças características entre o homem e o animal, dando origem a oposição, que ficou clássica desde então, entre natureza e cultura”

Também e ciência que estuda a diversidade cultural e social existentes na humanidade, quer seja analisando os diferentes povos e sociedades que existiram no passado (extintos), os povos e sociedades que existem no presente ( países do Ocidente e do Oriente, sociedades tribais e demais comunidades étnicas espalhadas pelo globo), ou a mesma sociedade debruçando-se sobre sua diversidade cultural e social interna ( um pais por exemplo).

Existe cinco áreas principais da antropologia, como a Antropologia Biológica, Antropologia Linguística, Antropologia Psicológica e a Antropologia Social e Cultural. Dentre essas, destacam-se a antropologia biológica (fisica) a antropologia social e a antropologia cultural.

Antropologia biológica (Fisica) Uma primeira subdivisão deste ramo é a antropologia pré-histórica, que juntamente com a arqueologia, estuda os povos e sociedades que já desapareceram da terra, desde os primeiros hominídeos ate as grandes civilizações humanas. Procurando conhecer os antepassados do homem contemporâneo, reconstruindo sua trajetória ao longo da historia por meio de vestígios, ossadas, fosseis, objetos e achados arqueológicos.

Outra subdivisão da antropologia biológica se direciona para os aspectos genéticos e biológicos do homem, os quais permitem reconhecer diferenças e semelhanças entre os diversos povos e etnias. Dedica-se especialmente em analisar as características inatas e adquiridas, em sua relação com o nível de desenvolvimento social e cultural existente.

A antropologia social e cultural são ramificações da antropologia que procuram analisar nas sociedades contemporâneas os costumes e tradições que se traduzem em especificidades sociais e culturais das diversas etnias, tais como: a linguagem, a organização social, politica e econômica, as relações de gênero e parentesco, as instituições (família, casamento, religião, etc. ), os sistemas simbólicos, os mitos, os rituais, as crenças, os modos de agir e de se expressar, a historia, a arte, a produção do conhecimento entre outros.

A antropologia é, portanto, a ciência que estuda o homem na sua totalidade, procurando compreender o modo como dimensões biológicas, sociais e culturais interagem e o que resulta dessa interação. Podemos dizer também que e o estudo do homem pelo próprio homem ou, ainda, o estudo do “outro” e de si mesmo. Em outras palavras, e a ciência que estuda a alteriedade, as relações entre os homens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com