TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro Raizes Do Brasil - “O Homem Cordial’’

Por:   •  11/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

UNISAPIENS

THALIA LUIZA ANTUNES CARVALHO TALIANE AMANCIO GOMES

EVELYN LORRAYNE ALVES DA SILVA CARLOS EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA

RESENHA DO LIVRO RAIZES DO BRASIL - “O HOMEM CORDIAL’’

PORTO VELHO 24/08/2023

RESENHA        DO        LIVRO        RAIZES        DO        BRASIL        -        “O        HOMEM CORDIAL’’

Resumo do livro Raízes do Brasil, onde no cap. 5° (O homem cordial), Sergio Buarque de Holanda faz uma ínfima critica ao Estado dizendo, que o mesmo “não é uma ampliação do circulo familiar, e ainda menos, uma integração de certos argumentos, de certas vontades particulares, de que a família é o melhor exemplo.

PORTO VELHO

12/09/2023

SUMÁRIO

Introdução.        04

Resenha.        05

Conclusão        06

Bibliografia        07

INTRODUÇÃO

No capítulo 5 de "Raízes do Brasil" de Sérgio Buarque de Holanda, intitulado "O Homem Cordial", o autor faz uma crítica importante ao Estado brasileiro. Ele argumenta que o Estado brasileiro não é uma simples ampliação do círculo familiar, nem uma integração de vontades particulares, como acontece na família.Raízes do Brasil" é uma obra seminal da literatura brasileira. Publicado em 1936, o livro se destaca por sua análise profunda da formação da identidade nacional brasileira.

Resenha

O livro de Holanda desvela as complexas raízes históricas, sociais e culturais do Brasil. Ele argumenta que a sociedade brasileira foi moldada pelo legado da colonização portuguesa, caracterizada pelo "homem cordial" que mistura afetividade e hostilidade, resultando em uma falta de estrutura cívica e instituições sólidas.

Holanda explora a influência das condições geográficas, como a vasta extensão territorial e a ausência de um núcleo centralizador, na construção da identidade brasileira. Além disso, ele destaca o impacto do sistema patriarcal, a herança da sociedade escravagista e a falta de uma ética protestante no desenvolvimento do país.

O autor também discute a cultura brasileira, explorando o conceito de "cordialidade" e sua influência nas relações sociais e políticas. Ele argumenta que essa cordialidade pode ser um obstáculo para o desenvolvimento de uma sociedade mais democrática e justa.

Para compreender o conceito de "o homem cordial," Holanda explora suas origens históricas e culturais. Ele traça essa característica até a colonização portuguesa, que se diferenciou de outras formas de colonização por estabelecer relações mais paternalistas e pessoais com os povos nativos. Isso levou à criação de uma sociedade onde a lealdade à família e aos amigos muitas vezes ultrapassava a lealdade ao Estado        ou        à        lei. No entanto, Holanda não retrata a cordialidade como um traço inteiramente negativo. Ele reconhece que a simpatia e a solidariedade inerentes a essa característica tem aspectos positivos. A cordialidade brasileira cria uma atmosfera amigável e acolhedora, que é uma parte importante da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com