TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SERGIO MELLO

Artigo: RESENHA SERGIO MELLO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

O vídeo retrata uma parte da trajetória de Sérgio Vieira de Mello, integrante do Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, que é uma organização formada por alguns órgãos principais cada qual com seus deveres e obrigações, sendo estes o de Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado.

Sérgio Mello era um homem que lutava contra as guerras e quando elas aconteciam estava lá para tentar pacificar as coisas, ele apoiava a vida, porém ao lidar com esses assuntos colocava a sua própria vida em risco.

Sérgio realizou vários trabalhos pela ONU tais como, na Guerra do Vietnã colocando um fim à Crise das “pessoas flutuantes” no Vietnã, estabeleceu a repatriação e o reassentamento de mais de 370.000 refugiados do Cambodia, trabalhou restaurando os direitos básicos da população e ajudou o Governo do Timor Leste a se restabelecer, obtendo um grande sucesso, por estas e sua enorme competência o nome de Sérgio foi cotado para a Guerra no Iraque.

Sérgio Mello foi convocado e foi para Bagdá para tentar restaurar a soberania do país e retornar à comunidade das nações, tentando amenizar a situação da Guerra do Iraque, sugerida por Bush (ex-presidente dos USA) que naquele momento justificou a Guerra como sendo um combate ao terrorismo, pois, queria se vingar do ataque de 11/09/2001.

Neste caso os iraquianos não entenderam que a ONU estava lá para pacificar a situação e para ajudar os cidadãos iraquianos e tentar finalizar esta Guerra da melhor forma possível e com o mínimo de vidas perdidas, mas eles entendiam que a ONU estava lá para apoiar os USA, achavam que eram “espiões” daquele país que estavam em seu território altamente armados e prontos para atacar.

Sérgio Mello entendia o que os iraquianos sentiam, tanto que deu uma declaração de que não gostaria de ver tanques de guerra estrangeiros em seu país de origem. E com esta “ameaça” explicita e vendo a ONU como inimigo, atacaram a base do quartel general da ONU em Bagdá, causando assim um grande estrago e mortes e o alvo principal era Sérgio Mello.

Este ataque que ocorreu em 19/08/2003 deixou aproximadamente 17 pessoas mortas e dezenas de feridos, e perdemos um grande líder e pacificador que foi Sérgio Vieira Mello.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com