TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Geografia Pequena História Critica

Por:   •  17/2/2016  •  Resenha  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  4.918 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

POLO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DOS GOYTACAZES

DISCIPLINA: GEOGRAFIA HUMANA E ECONOMICA

PROFESSORA: SOCORRO LIMA











RESENHA

Bruno Maciel Athanásio

























CAMPOS DOS GOYTACAZES

JANEIRO DE 2016

RESENHA

Texto: “Geografia – Pequena História Crítica” Capítulos do 1 ao 6.

Autor: MORAES, Antônio Carlos Robert.

Livro: “Geografia – Pequena História Crítica”

Editora: Annablume

Cidade da Edição: São Paulo/SP

Ano da publicação (da 20º edição): 2005




Resumo
:


Os capitulos resenhados compoem a obra
 “Geografia – Pequena História Crítica” de Antonio Carlos Robert Moraes, apresentam de maneira sintética e didática o que é Geografia, utilizando-se de bases históricas desde a Antiguidade e a formulação da Geografia Tradicional à Geografia do Século XIX e sua solidificação como ciência com métodos e objetos definidos aos horizontes que surgem ao longo do Século XX no campo geográfico; Descrevendo e analisando o desenvolvimento do pensar Geográfico e do temário geral da Geografia, no sentido da observação e descrição de paisagens e lugares, acompanhando o debate sobre sua fundamentação metodológica enraizada no positivismo e as variações de objetos e métodos, a fixação de certos pressupostos na sistematização dos saberes geográficos na acadêmia ao passo de uma fundamentação metodológica consistente e a partir disso a atuação sistemica dentro do seu temário e a larga produção de novos conhecimentos dessa, que talvez, somente, possa ser definida por que a faz.


Palavras-chave
:

Geografia, História da Geografia, Geografia Tradicional, Geografia Humana.




















Capítulo I “O objeto da Geografia”


O Autor introduz que a questão que inicia o livro (O que é Geografia?) não é tão óbvia quanto aparenta ser, pois refere-se ao campo de conhecimento científico de enorme polêmica.

Apresenta que as primeiras definições de Geografia se referem ao estudo da superfície terrestre, sendo as mais comuns e a mais vaga, definição essa apoiada na etimologia da própria palavra, tendo origem em concepções Kantianas, que coloca a geografia como uma ciência sintética (que a trabalha com dados das demais ciências), descritiva (que enumera fenômenos).

Já para outros autores, a Geografia é o estudo da paisagem (a análise dos aspectos visíveis do real), onde a paisagem é tida como a associação de múltiplos fenômenos morfológicos e da fisiologia, como um organismo, o que mantém a concepção de ciência de síntese.

Tem se também, nesse momento histórico do pensar geográfico, a Geografia como o estudo da individualidade dos lugares, convencionada sob o nome de Geografia Regional, que se propoem ao estudo de unidade espacial (de dimensão variável) que é individualizada segundo suas características próprias e/ou particulares. Tal perspectiva de individualização das regiões e áreas, proporciona a Geografia comparar diferentes regiões e por consequência analisá-las para explicar sua realidade particular, sua razão individualizadora.

Essa perspectiva comparativa traz a Geografia uma nova dimensão, pautada numa visão analítica e crítica, ancorada na dialética e no materialismo histórico, a partir da incorporação dos elementos construídos pelo homem em seu meio.

Nesse sentido, existem autores que apresentam que o objeto de estudo da Geografia é o espaço, mesmo que esta definição encontre dificuldades de definição tanto filosóficas quanto metodológicas, ele é concebido como uma categoria de entendimento e é, atualmente, um campo de estudos da Geografia.

Por fim, outros autores mais contemporâneos, colocam como principal objeto de estudos da Geografia as relações Homem (Sociedade) e Meio (Natureza), que visaria explicar as relações desses dois domínios da realidade, assim, a Geografia seria por natureza dual: Parte Ciência Natural, outra parte Ciência Humana. Essa concepção é sustentada por três interpretações: Homem se adaptaria ao Meio, Natureza como limitadora; Homem transforma o meio, assim a Natureza é potencializadora; E por fim, o equilíbrio entre Homem e Natureza. Tendo em comum entre elas a observações de fenômenos do Homem e da Natureza.

O autor finaliza o capítulo afirmando que este grande mosaico das correntes da Geografia e suas definições se limita aos modelos de maior repercussão dentro da chamada Geografia Tradicional, que precisava definir seu objeto para legitimar-se como ciência.

 

Capítulo II “O Positivismo como fundamento da Geografia Tradicional”


Retoma a diversidade de definições do objeto da reflexão geográfica tradicional, dando unidade à elas a partir do embasamento no Positivismo, fundando-se filosófica e metodologicamente a essa visão não dialética na prática ciêntifca.

Essa unidade positivista nas múltiplas definições da Geografia e seu campo de estudo, é expressa pela redução da realidade ao mundo dos sentidos e pela aparência do fenômeno, assim, pautado no estudo do que é mensurável, do que é visível.


Dessa forma, a Geografia é posta como uma ciência classificadora de fenômenos, de certa forma à reboque das Ciências Naturais sob a ótica de ciência de contato, vide que nesse momento a Geografia na fala de Sociedade mas sim de População, posta de certa forma em interpretações de que a Geografia seria uma ciência natural dos fenômenos humanos.

Essa visão naturaliza a ação humana e o coloca como mais um dado na paisagem, o que traz certa vaguidade ao objeto da geografia ao passo que a visão e discurso de ciência de contato tenta encobrir tal vaguidade que acaba por ser uma contradição à razão positivista, no sentido de que princípios imprecisos não respondem claramente a realidade.
Nesse sentido a diversidade, até antagonismo, metodológico e a não definição consensual do objeto teórico da Geografia gera inúmeras dificuldades na pesquisa de campo, ao passo que o exercício da própria pesquisa de campo utilizando um conjunto pré-estabelecido de princípios geográficos promove certa unidade ao pensar e fazer geográfico.

A fixação e a aceitação do temário geral da Geografia, ao longo de dois séculos e por sua generalidade e vaguidade, a proporciona a essa ciência a possibilidade de renovar-se, pois a amplitude de seu alcance permite a renovação de perspectivas ao passo das transformações de definições de seu objeto.

Essa possibilidade de renovação dá-se também, segundo frisa o autor, no sentido de que a transformação do objeto da Geografia, sendo a Geografia uma ciência que tende a refletir a realidade, ocorre por que a Geografia se desenvolve dentro de uma sociedade de classes em constante disputa, nesse sentido, sua natureza aparentemente conflituosa no que tange a estreita definição de seu objeto e de um método, é reflexo dessa disputa entre as classes ao fazer sua própria geografia, ou seja, uma Geografia que atenda seus próprios interesses.



Capítulo III “Origens e Pressupostos da Geografia”


Remetendo-se a Antiguidade, onde claramente o pensar geográfico já estava presente nas reflexões dos pensadores em diferentes dimensões e direções, nesse sentido o saber geográfico estava disperso, muitas vezes ligados a outros saberes e conhecimentos à priori; Pode visualizar esse quadro de pulverização dos saberes, hoje no bojo da Geografia, até o final do século XVIII.

A sistematização desses saberes ocorreu no início do século XIX, organizados sob os mesmos pressupostos, fundadores de uma chamada Geografia Renovada ou Geografia Moderna, em consonância com o desenvolvimento das relações capitalistas; De forma objetiva os pressupostos dessa nova geografia passam pelo conhecimento efetivo da extensão real da terra, sobre a diversidade de locais como base empirica para comparações, a cartografia no estabelecimento de rotas comerciais, reafirmação a valorização do temário geral da Geografia.

Nesse momento a expansão dos domínios sobre as mais diferentes regiões da terra, a Geografia, para atender a ampliação do seu objeto de estudo precisar inaugurar uma forma diferenciada de fundamentação e orientação filosófica e metodológica para atender esses novos dados; Nesse sentido a Geografia se renova, lança mãos de uma visão ligada ao mundo feudal, restrita por dogmas para filiar-se à perspectiva de pensadores iluministas, respondendo a questões de
 determinadas relações sociais como Economia, População e Produtividade ou ligadas as condições ambientais, como adaptação e/ou transformação do meio, fruto sobretudo do avanço capitalista e da  transformação das formas de produção e comércio de produtos e serviços.

Nesse período histórico pode-se observar um certo início de utilitarismo, alinhado as necessidades capitalista, da Geografia no sentido de uma nova ciência responder a novos fenômenos frente a uma nova organização social, que impactava na em diferentes esferas tanto na Natureza quanto na Sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (296.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com