TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Narradores de Javé

Por:   •  28/10/2015  •  Resenha  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  1.449 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇAO FÍSICA

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA

PROF. DR. FRANK NILTON MARCON

ALUNO: MARCIEL GOMES BATISTA

RESENHA DO FILME NARRADORES DE JAVÉ

SÃO CRISTÓVÃO/2015


Resenha sobre o filme: Narradores de Javé

O filme “Narradores de Javé”, produzido pela cineasta Eliane Caffé, produtora Riofilme, ano 2003, DVD com 100min, conta a história dos moradores de uma pequena cidade no Vale de Javé, que devido à construção da represa de uma enorme usina hidrelétrica será inundada, e todos os seus moradores perderão suas terras, o filme começa com o rapaz que perde a barca para travessia do rio e vai a um bar pedir agua de coco e acaba escutando uma estória de um senhor (Zaqueu) sobre os acontecimentos no vale de Javé, povoado onde o narrador nasceu.

Estão o Zaqueu conta como a construção de uma barragem, iria acabar com o vale de javé, que ficaria submerso, mais os moradores descobrem que o local poderia ser salvo se tivesse um “patrimônio histórico” de valor comprovado com "documento científico". Então os moradores decidem escrever a história da cidade, sobre antigas histórias de sua fundação, dos valentes guerreiros que liderados por seu chefe Indalécio, fugindo da guerra e do poder do rei de Portugal, foram peregrinar no sertão a procura de terras férteis, longe do poderio governamental. Também aparece uma mulher como personagem importante, Mariardina, que encontra o vale, guiada pelos pássaros da noite, e que pela tradição foi demarcado por divisas cantadas, e que foi passada de pai para filho.

O Povo de Javé convencido dessa ideia procura alguém que possa escrever suas histórias, sobre os valentes guerreiros e a saga de Indalécio e de Mariardina, como em sua maioria os moradores são analfabetos, poucos sabem ler, e só o carteiro da cidadezinha, Antônio Biá, sabe escrever, resolvem dar a ele uma chance de se redimir de suas astucias do passado, pois tinha sido expulso da cidade por escrever cartas mentirosas sobre os seus moradores, para pessoas conhecidas de outras cidades, tudo isso para manter seu emprego de carteiro. Depois disso, o que se vê é uma grande confusão, pois todos procuram Antônio Biá, o escrivão da obra de cunho histórico e científico “A odisseia do Vale de Javé”, para acrescentar algumas linhas e ter o seu nome citado nesse livro que foi denominado por alguns de “O Livro da Salvação”.

Surge a primeira história pelo Sr. Vicentino, que com uma garrucha na mão, conta ser descendente de Indalécio o fundador do Vale de Javé, que após a guerra e pela pressão do Rei de Portugal, Indalécio guia um grupo de pessoas para encontra uma terra para eles longe do regime governamental e monárquico da época, como símbolo importante nessa caminhada eles levam um grande sino para a nova terra. A história continua com Deodora que se diz descendente da heroína Mariardina, que vendo a situação do seu povo que não tinha alimento e morriam pelo caminho, ajuda Indalécio a encontrar uma terra fértil, então ela guiada pelos pássaros da noite passou um dia e uma noite procurando, e encontra o vale aonde ela canta as divisas da nova terra para esse povo. Daí em diante cada morador conta a história conforme sua perspectiva, a história oficial e a história oral se confundem, e na presença da oralidade as tradições e culturas, são expostas da forma mais intima de seus contadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com