TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Narradores

Artigo: Resenha Narradores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha crítica do filme: Narradores Javé.

O filme mostra uma realidade vivida por muitos brasileiros, pobreza e a exclusão social, é perceptível a falta de conforto e ausência de educação e de assistência a saúde , no filme é destacado a forma simples em que os Javenianos se comunicam . A história conta a história de um vilarejo prestes a ser destruído devido a construção de uma represa na região, o filme então nos leva a pensar, se é mais importante, tradição e cultura dos moradores ou o desaparecimento do mesmo para o crescimento do Estado? o drama da pequena população de Javé que se vê na difícil situação de ter que deixar suas casas e junto com elas toda sua história de vida, a história de seus ancestrais, para que uma determinada obra de grande porte e impacto venha a se concretizar, a solução encontrada para impedir o desaparecimento do povoado era comprovar que Javé possuía uma história importante, comprovação esta que deveria se dar por meio de uma documentação. a cultura do vilarejo e de seus fundadores se passava na forma de cantigas, danças e através dos famosos contadores de histórias, tradição esta muito forte na nossa região nordestina. Diante da dificuldade e do não reconhecimento da forma de expressão e registro do vilarejo como documento suficiente para impedir a construção, os moradores são obrigados a registrar todas suas histórias passadas de gerações em gerações em um livro com a esperança de salvação de todos.

O plano não segue como o idealizado, devido a certa descrença do então escolhido escrivão do livro, que é julgado como culpado, porém apresenta argumentos fortes e verdadeiros para sua descrença, assim sendo os moradores são obrigados a deixar suas casas e partir para outro local e tentar reconstruir suas vidas. A história mostra a realidade de muitas outras reais no Brasil , não só pequenos vilarejos, mas também comunidades indígenas, dentre outros que disputam uma luta injusta contra o governo ou grandes empresas.

O não reconhecimento da cultura regional, ou desvalorização da mesma, quando colocado em debate o saber ler e o não saber ler , percebe-se que os personagens mesmo não sabendo ler , tem uma grande importância na na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com