TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O Brasil não é Para Amadores

Exames: Resenha - O Brasil não é Para Amadores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 5

Índice do Custo de Vida, calculado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) mede a variação dos preços em quatro grupos: alimentação, transportes, saúde e habitação. A pesquisa é realizada no município de São Paulo, pegando todas as faixas de renda. O período de coleta de preços vai do primeiro ao último dia do mês corrente e o índice é divulgado aproximadamente no início da 2a quinzena do mês seguinte.

5.10 - ICVM

Índice doCusto de Vida da Classe Média. Calculado pela Ordem dos Economistas, a pesquisa é realizada no município de São Paulo tomando como base as despesas das famílias que tenham uma renda mensal na faixa entre dez e quarenta salários mínimos. O período de coleta de preços vai do primeiro ao último dia do mês corrente e o índice é divulgado aproximadamente no décimo dia de mês seguinte.

6. ENTREVISTA COM O GERENTE DO BANCO ITAÙ

Profissional entrevistado: Sr. Roberto Guerreiro

Thelma

No mercado competitivo no qual mergulhamos, o desafio para o profissional que exerce função de gestão, exige muitas vezes, capacidade de análise e composição de estratégias que se baseiam em pré requisitos bem estruturados e grande habilidade de articulação. Como a “matemática financeira” está priorizada no leque dos alicerces que constituem hoje seus pilares de sustentação profissional?

Sr. Roberto Guerreiro

Visualizar o amanhã é uma das grandes vantagens na competitividade que você citou. Para tanto, é preciso capacidade de análise que está baseada na tomada constante de dados financeiros. Conhecer os dados simplesmente será inútil se não tivermos, aliado a esse conhecimento, o raciocínio lógico desenvolvido, cuja velocidade nos permite apreender, através do profundo estudo e interpretação desses dados ,o que acontecerá amanhã possibilitando a implantação de estratégias que vão construir nossos planos e ações para estarmos sempre na frente...Essa é a grande “sacada”!!! Enaltecendo entretanto, que todo processo leva em conta e prioriza aqualidade. Nessa corrida, ganha quem sai na frente com habilidade e qualidade.

A matemática, por si só, é uma ciência que desenvolve e acelera nossa capacidade de raciocínio. O conhecimento e mensuração do mercado financeiro é o alicerce de onde partem planos, estratégias diagnósticos, e ações. É a matemática financeira que nos revela os traços fundamentais que devem esboçar os próximos rumos. Todo profissional deveria ou deve conhecer os fundamentos da matemática financeira, inclusive "o chefe de família". Um chefe de família também é um gestor.

A partir de uma entrevista, um exemplo de política de crediário de um produto, nessa política esta estabelecidas as condições financeira para pagamento à vista, pagamento 30 dias após a compra e o parcelamento em três vezes iguais, sem entrada.

Produto: micro ondas

Valor 299,00

A vista = 284,05

Valor em 30 dias = 299,99

Valor p pagamento em 3 parcelas =110,00(5%)

7. OPERAÇÃO DE DESCONTO DE DUPLICATAS - DESCONTO DE DUPLICATAS

O desconto de duplicatas é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente.

Embora a propriedade dos títulos negociados sejam transferidos para a instituição, a empresa é co-responsável pelo pagamento dos mesmos em caso de não liquidação pelo devedor. Neste caso, a instituição financeira leva a débito em contacorrente da empresa o valor de face do título não liquidado.

7.1 VALOR LIBERADO AO CLIENTE E O CET MENSAL E CET ANUAL

-Valor liberado ao cliente é o valor entregue ao cliente acrescido do valor do IOF e das despesas, quando financiados.

-Cartilha CET

Ler com atenção, mensagem importante sobre o CET? Custo Efetivo Total das operações de crédito.

Custo Efetivo Total- FOI criado pelo BC ATRAVÉS DA Resolução 3.517, em 06/12/2007, é um informativo que demonstra ao cliente qual é o custo efetivo total de uma operação de crédito á Pessoa Física.

Através do CET o cliente poderá conhecer todas as despesas que estão incluídas financiadas ou não no empréstimo realizado. É uma forma do cliente comparar as taxas cobradas entre os bancos ofertantes de operações de crédito.

O CET é calculado tendo como base o valor líquido liberado, as prestações pagas, a taxa contratual e quaisquer outras despesas cobradas do cliente. No cálculo, são consideradas :- taxas contratada,

tarifas, seguros, etc...inclusive quando estas despesas forem financiadas.

Qualquer operação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com