TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Alienígenas Na Sala De Aula

Trabalho Escolar: Resenha Sobre Alienígenas Na Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 3

O aluno é um agente social que leva para a escola uma série de experiências acumuladas em casa, no trabalho, no clube, na igreja, no seu cotidiano. Essas experiências tornam o aluno capaz de reelaborar os conceitos emitidos pelo educador. Eles se expressam livremente, expõem suas opiniões trazendo uma bagagem muito grande de conhecimentos, principalmente no que se diz respeito as novas tecnologias e por isso está cada vez mais difícil de concentrar o aluno em uma sala de aula tradicional com exercícios copiados da lousa, onde o aluno fica o tempo copiando e ouvindo o educador sendo um depositário de conhecimentos.

O educador nos dias atuais tem que dar conta de um mundo que muda cada vez mais rápido e onde não há nada mais importante do que saber pensar, deve estar aberto as mudanças, ter habilidade de transformar os problemas em solução e inovar para atender as necessidades de seus alunos, por isso para manter a atenção deles em sala de aula deve entrar em seu mundo e não criticá-lo.

Deve utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico como forma de se aproximar da geração que está nos bancos escolares chamados de alienígenas no texto de BILL GREEN e CHRIS BIGUM.

A tecnologia possibilita aos educadores dinamizar suas aulas e proporcionar novos caminhos de aprendizagem. Trabalhar com as tecnologias de forma interativa requer a responsabilidade de aperfeiçoar as compreensões de seus alunos sobre o mundo que os cerca. Educar nossos alunos través dos recursos tecnológicos deixou de ser algo apenas necessário e passou a ser imprescindível.

O aluno da era digital já traz consigo uma bagagem de informações chamada de cultura popular (empírica) que ajuda na sua formação, contudo, é necessário que o educador se utilize e conheça as novas ferramentas de trabalho para que possa através delas colaborar no sentido de sistematizar o conhecimento do aluno, obtendo uma formação continuada para o uso das TIC’s e como integrá-las no cotidiano escolar. Deve apropriar-se dessas tecnologias em prol da interação do trabalho colaborativo e do protagonismo entre todas as pessoas para o desenvolvimento do currículo. A tecnologia potencializa o trabalho do educador com diversas mídias, com imagens e textos. Cabe a ele ajudar o aluno a entender o que é ético para que ele possa se pautar por uma conduta adequada aos dias de hoje, mas baseado em princípios que sempre existiram.

O educador detém um conhecimento científico e é absolutamente normal que ele exponha-o em sala de aula porém é importante que ele tenha a oportunidade de reconhecer as potencialidades pedagógicas das TIC’s e assim incorporá-las em suas práticas. Na aprendizagem virtual abandona-se o modelo de transmissão tradicional tendo o educador como centro do processo e estabelece-se a construção social da aprendizagem através de práticas colaborativas reinventando o trabalho pedagógico.

Como exemplo de ferramenta digital para um currículo mediatizado podemos citar o celular que é um instrumento popular, através dele os alunos podem fazer registro de tudo que encontram em uma pesquisa de campo, pode trabalhar textos, fotos e preparar pequenos documentários em vídeo. Outro exemplo é o TWITTER, que em um levantamento feito anualmente por um centro internacional de pesquisa coloca-o como ferramenta digital mais utilizada para o aprendizado nas escolas. A rede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com