TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Weber, Max. Economia e Sociedade

Por:   •  29/11/2017  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  1.242 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: Weber, Max. Economia e Sociedade. Vol.1. 4º ed – Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2012, 464 p.

Kathlen Felix   Matrícula: 160051754

Dominações

  Nascido em 1864 na Alemanha, Weber autor de Economia e Sociedade onde consta o capítulo “ Os Três Tipos Puros de Dominação Legítima”, onde discorre sobre os três tipos puros de dominação. Foi uma influente sociólogo, historiador, jurista e economista. Com estudos em diversas áreas, tais quais, política, economia, com destaque a religião e sociologia. Morreu em 1920 dois anos antes da primeira publicação oficial de sua obra descrita aqui.

  No capítulo o começo é dado pela apresentação da definição de dominação para a sociologia, sendo como: a oportunidade de encontrar uma pessoa ou grupo predisposto a obedecer a ordens específicas. Outro aspecto da dominação a ser elencar, é o fato de que em uma dominação o individuo obediente não se submete meramente a um mote superficial de matéria, ou procura  afeição e razão, mas sim, “Todos procuram despertar e cultivar a crença em sua legitimidade” (Weber, 1956, p. 139).

  Posteriormente nós é dada as definições das “dominações puras” e suas principais características, sendo elas:

  Dominação Legal – feita e exercida mediante “ações burocráticas”, a obediência se presta não a pessoa, mas as regras condicionante das ações. Se baseia em instrumentos hierárquicos, com protocolos a serem seguidos, estatutos que sombreiam os direitos, fazendo destes, extensões as normas. É segundo o autor, uma dominação estável, com o poder de obediência fixado a legalidade.

  Dominação Tradicional – se baseia no respeitos as normas tradicionais ( não legais ), provindas em muitos casos da moral aceita, e em coletivo propagada. No centro dessa dominação se encontra o patriarca, senhor ou governante. Também se classifica como uma dominação estável baseada em uma “quase sacralidade” da pessoa no domínio.

  Dominação Carismática – reconhecimento e doação afetiva dos dominados para com a pessoa que se faz a personificação do herói, profeta e líder. Esta é a base em que se constrói esse tipo de dominação, a obediência é dada a admiração devota as qualidades pessoais, sem que aja necessidade de normas padrões e legais de imposição. Não sendo uma dominação estável justamente pela falta de uma estrutura reprodutora e homogeneizadora como nos casos anteriores.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com