TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Weber

Dissertações: Resenha Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

Diogo Gomes de Matos

GERTH, Hans e MILLS, Carl W. Orientações intelectuais. In: WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1982. 5. ed., p. 32-51.

Weber

O texto retrata as ideias de Max Weber e a influência de outros autores para a formação dos seus principais conceitos. Burocracia, carisma, métodos da ciência social, estruturas sociais, tipos de capitalismo e liberdade são temas retratados em suas obras. Dentre diversos pensadores, Karl Marx se destaca como ponto de partida para seus pensamentos.

A situação da Alemanha na época de Weber era totalmente desfavorável ao desenvolvimento da Sociologia. Vivia-se uma dominação das tradições de Hegel e Ranke e do pensamento conservador. Porém, diversas correntes intelectuais surgiram canalizando para os modos de pensar conservador, liberal e socialista. Dentro do contexto de classes, partidos e correntes em conflito, Weber desenvolveu os seus conceitos. Liberal, lutava contra os conservadores e marxistas, mas teve certas influências dos adversários. Para Weber, o marxismo era uma teoria monocausal, que reduzia a multiplicidade de fatores. Parte de sua obra foi considerada um complemento ao materialismo econômico de Marx com um materialismo político e militar. Weber empenhava-se em distinguir o poder econômico do poder político e conceitua o Estado como um monopólio legal dominante sobre um território. O pensador fazia uma crítica à esquerda revolucionária, e além dos interesses e das ideologias, tentava perceber a constituição da estrutura social. Segundo Weber, o capitalismo moderno seria a materialização da racionalidade, a burocracia racional era uma contraposição à luta de classes e refuta qualquer possibilidade do socialismo naquela época. Defendia que o controle burocrático era eficiente e preciso, mas também criticou a ignorância de alguns burocratas. Identificou a burocracia com a racionalidade e o processo de racionalização com o mecanismo, despersonalização e a rotina opressiva, sentindo-se assim, na defensiva por ser um liberal nostálgico. Outro conceito estudado por Weber é o carisma, no qual significaria o dom da graça. Seria o líder autoindicado seguido pelos que creem que se trata de alguém extraordinariamente dotado. Um movimento carismático pode se tornar rotineiro no tradicionalismo ou na burocracia, dependendo das intenções dos seguidores e líderes ou da estrutura da instituição e da ordem econômica. Weber tem suas reflexões de metodologia partindo e finalizando pela análise do indivíduo, claramente característico do iluminismo. Demonstrou interesse em concepções generalizadas para compreender a sociedade como sujeita a regularidades de lei. Realizou uma análise comparativa das causas, tentando encontrar, além das condições necessárias, as condições suficientes do capitalismo. Weber partilha a abordagem de Marx relativa às ideias, sendo impotentes se não fossem fundidas ao material; também partilha a concepção de Nietzsche sobre as ideias, para as reações psíquicas. Outra abordagem do intelectual é a divisão do capitalismo, entre político e industrial moderno. No capitalismo político, o lucro depende da exploração da guerra, das conquistas e do poder administrativo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com