TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ressocialização de ex-presidiarios no mercado de trabalho

Por:   •  22/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 11

UMC

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

PROJETO RESSOCIALIZAÇÃO DE EX-PRESIDIÁRIOS

MOGI DAS CRUZES/ 2017

UMC

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Helen Soraya dos Santos Siqueira

Joice Caroline Freixo Rodrigues

Naiara Aparecida Silva Pereira

Renata Soares Freitas

PROJETO RESSOCIALIZAÇÃO DE EX-PRESIDIÁRIOS

                                                                     

Trabalho apresentado na disciplina de                                              Responsabilidade Social da Universidade de Mogi das Cruzes

Orientador (a): Professora Valéria Teixeira Graziano

UMC

MOGI DAS CRUZES

2017

        SUMÁRIO

  1. Resumo

        

  1. Resumo

A Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 apresentou 17 objetivos para transformar o mundo, dentro de várias tem a que se empenha na Redução das Desigualdades. Seu objetivo é colocar em pratica a lei.

art 5º, “ Todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade:”.

A maioria dos ex-presidiários que conseguem se reinserir no mercado de trabalho não conseguem continuar na mesma empresa, pois os colegas de trabalho, tem preconceito, não respeitam, não aceitam, fazem seus pré-julgamentos.

Com tantas dificuldades de ressocialização dos ex-presidiários, tanto no mercado de trabalho, quanto na sociedade. Desenvolvemos um projeto de responsabilidade social, onde indicamos alguns meios de melhoria, mas para que a desigualdade diminua será necessário a colaboração tanto da sociedade como também do setor público e privado. Um dos nossos projetos é a semana de conscientização dentro da organização.

Palavras chaves: responsabilidade social, preconceito, desigualdade.

Abstract: A United Nations (UN) in 2015 presented 17 goals to transform the world, where one of them is Reducing Inequalities. Where its main objective is to put into practice what is in the constitution art 5º, "We are all equal before the law, without distinction of any nature".

Most ex-offenders who are able to re-enter the labor market have not been able to continue in their own company, for co-workers, have prejudice, disrespect, do not accept, make their pre-judgments.

With so many difficulties of re-socialization of the ex-prisoners, as much in the labor market, as in the society. We have developed a project of social responsibility, where we indicate some livelihoods, but for inequality to decrease it will require a collaboration of both society and the public and private sector.

Keywords: social responsibility, prejudice, inequality.

  1. Introdução

O presente trabalho é sobre o preconceito que os ex-presidiários enfrentam ao tentar viver novamente em sociedade e se recolocar no mercado de trabalho. Faremos um breve apanhado sobre as dificuldades encontradas para a ressocialização e destacaremos o papel e a importância que as organizações e os gestores têm nas contratações e no dia a dia da dos funcionários.

O objetivo deste trabalho é buscar alternativas que facilitem a inclusão social e a recolocação dos egressos no mercado de trabalho.

A princípio será abordado o tema ODS, onde iremos explicar qual seu objetivo. Abordaremos o tema 10 dos ODS que se refere as desigualdades sociais, econômicas e discriminação. Iremos abordar as dificuldades na reinserção dos egressos ao Mercado de Trabalho, traremos dados históricos sobre as dificuldades encontradas. Apresentaremos em nosso projeto, programas voltados para que as empresas desenvolvam a questão do respeito ao próximo. Com este projeto, vislumbramos acabar com qualquer tipo de preconceito e desigualdade.

  1. OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

Anteriormente aos Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS), foi implantado um programa conhecido como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o plano para criação das ações foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, neste processo, participaram 191 nações para definições do escopo.

Suas metas prioritárias foram acabar com a fome e a miséria, oferecer educação básica de qualidade, promover igualdade entre os sexos, promover a autonomia das mulheres, reduzir mortalidade infantil, entre outros.

O processo de criação dos ODS ocorreu em uma negociação mundial que teve seu início no ano de 2013. O Brasil participou nas discussões a respeito da agenda que seria criada futuramente, seu ponto prioritário foi a erradicação da pobreza.

Em setembro de 2015, ocorreu uma cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo foi criar iniciativas de melhorias para que o Desenvolvimento Sustentável seja efetivo e de fato de bons resultados.

Durante a cúpula, foi criada uma agenda mundial composta por objetivos e metas a serem atingidas até 2030.

Estes objetivos almejam criar ações mundiais para erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, etc.

Para iniciar o processo de criação de ações, os temas são divididos em quatro dimensões:

Social, onde entram em discussão as necessidades humanas, os pontos focais que movimentam as discussões nessa área, são, saúde, educação, melhoria de qualidade de vida e justiça.

Ambiental, neste caso, entram em pauta assuntos como a necessidade da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que tendem a minimizar o desmatamento, entra em questão também, a preservação das florestas, da biodiversidade, entre outros.

Econômica, estuda o uso e a escassez dos recursos naturais, consumo de energia, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com