TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Corações e mentes

Por:   •  3/10/2016  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  1.606 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE DIREITO[pic 1]

DSP - DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Oficina de Texto I

Profª: Grabiel Tardelli

Aluno: Fillipe dos Santos Domingos 2016/2

RESUMO SOBRE O DOCUMENTÁRIO “HEARTS AND MINDS (CORAÇÕES E MENTES), 1974”

            O documentário Hearts and Minds (Corações e Mentes) do diretor Peter Davis, lançado em 1974, fala da participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Realizado um pouco antes do fim da guerra, o documentário expõe a insensatez da Guerra do Vietnã com riquíssimo material: entrevistas com vietnamitas, imagens do campo de batalha, depoimentos de ex-combatentes, registros de opinião pública, etc.

            O título do documentário foi retirado de uma famosa frase do presidente norte-americano Lyndon B. Johnson: “A vitória da América dependerá dos corações e mentes das pessoas que moram no Vietnã”, porém apesar de todo poder americano, tanto financeiro quanto bélico, a vitória foi dos vietnamitas.  

            Peter Davis, mostrou o tamanho do prejuízo nas vidas humanas, mortes, torturas, sofrimento com a perda, etc. Recheado de cenas impactantes e com muita violência, destaco a cena do ataque de Napalm, com as crianças com a pele derretida e pendurada.

            Em seus depoimentos o documentário passa a visão realística do que até então era escondido pelos americanos na época, como por exemplo: um General americano falando que os orientais não dão valor a vida e veem a morte como algo normal, ao ponto de não sofrer pela morte de parentes, e a edição intercala essa entrevista com cenas de uma mãe vietnamita tentando se jogar dentro da cova do filho morto.

            Muitos soldados americanos não sabiam o motivos da guerra e nem porque estavam ali, o governo americano da época utilizou meios para seduzir as pessoas a irem lutar, a ponto de colocar um soldado americano que foi refém dos Vietcongs e retorna como um herói, para visitar igrejas e escolas afim de angariar mais soldados para a guerra.

            O diretor, Peter Davis, expressa claramente sua visão de repulsa a guerra, mas utiliza a verdade como justificativa, aquele conflito não tinha nenhuma razão e causou um série de prejuízo a ambos os lados, principalmente do Vietnã.                  

                       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com