TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Capitulos 4 E 5

Trabalho Universitário: Resumo De Capitulos 4 E 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos das ciências sociais (Resumo dos capítulos 4 e 5)

Capitulo 4

A emergência do pensamento social em bases científicas

Dependeu também do amadurecimento do pensamento científico e do interesse pela vida meterial do homem.

Esses movimentos trouxeram á tona dúvidas relativas ás liberdades humanas, aos direitos individuais e á legitimidade dos movimesntos sociais.

Darwinismo

A capitalista—estruturada no lucro e na produção ampliada de bens. A economia européia passa por novo choque: o crescimento do mercado não obedece ao ritmo de implantação da indústria, gerando crises de superprodução que leva a falência milhares de pequenas indústrias e negócios.

Os países europeus tiveram de lidar com civilizações organizadas sob princípios diferentes dos seus, como o politeísmo, a poligamia, formas de poder tradicionais, castas sociais em qualquer tipo de mobilidade, economia baseada na agricultura de subsistência, no pequeno comércio local e no artesanato doméstico. Assim tornava-se necessário organizar, sob novos moldes, as nações que conquistavam, estruturando-as segundo os princípios que regiam o capitalismo pois, de outra forma, seria impossível racionalizar a exploração da matéria-prima e da mão-de-obra de modo a permitir o consumo de produtos industrializados europeus e a aplicação rentável dos capitais excedentes nesses territórios.

A adaptabilidade do homem e a sua dependência cada vez menor em relação ao meio têm transformado o ser humano espécie á qual a seleção natural se aplica de maneira especial e relativa.

O darwinismo social, além de justificar o colonialismo da Europa no resto do mundo, refletia o grande otimismo com que o progresso material da industrialização era percebido pelo europeu.

Os movimentos reivindicatórios, os conflitos, as revoltas deveriam ser contidos sempre que pusesse em risco a ordem estabelecida ou o funcionamento da sociedade, ou ainda quando inibissem o progresso.

Chamou de “dinâmico” o que representava a passagem para formas mais complexas de existência, como a industrialização, e de “estático” o responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda organização social.

Procuravam assim criar uma identidade entre leis biológicas e leis sociais, hereditariedade e história. Ignoram a especificidade histórica e cultural do homem. Por fim, estabelecem leis de evolução em que as diversas sociedades humanas são tratadas como espécies.

Capitulo 5

A sociologia de Durkheim

Para ele, como para os positivistas de maneira geral, a explicação cientifica exige que o pesquisador estabeleça e mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, procurando preservar a objetividade de sua análise. Propõe o exercício da dúvida metódica, ou seja, a necessidade do cientista inquirir sempre sobre a veracidade e objetividade dos fatos estudados, procurando anular, sempre, a influência de seus desejos, interesses e preconceitos.

Para identificar os fatos sociais entre os diversos acontecimentos da vida, Durkheim orienta o sociólogo a ater-se aqueles acontecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com