TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Dhurkeim

Por:   •  21/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

1-Racionalização:

Karl Emil Maximilian Weber  foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração.

O processo de racionalização no qual Weber trabalha e discute está ligado as mudanças estruturais, culturais e sociais que as sociedades modernas passaram no decorrer do tempo. Essas mudanças geraram grandes impactos, como o avanço imensurável do  capitalismo e o crescimento dos meios urbanos. A preocupação do autor estava em tentar entender os processos pelos quais o pensamento racional, impactou o Estado, os governos e ainda o âmbito cultural, social e individual do sujeito moderno.

A racionalidade ou a racionalização, para Weber, possui aspectos diferentes que se diferenciam a partir do pontos quais eles são observados. A racionalização de um pesquisador que busca apreender o mundo por meio da observação sempre igual  e de ordem do mundo é diferente da racionalização do cálculo que busca um fim específico.

Weber classifica as quatros principais formas de racionalização:

A racionalidade formal: Está relacionada com as formas metódicas e calculistas do sistema jurídico e econômico das sociedades modernas. Está ligada, assim, aos aparelhos institucionais que se estruturam de forma burocrática, em uma hierarquia delimitada por regras fixas.

A racionalidade substantiva: É muito parecida com a racionalidade formal, mas se diferencia em sua maneira de conduta que não é voltada para fins. Ela leva em consideração o contexto social em que se insere, sendo racional quanto à disposição dos valores que maneja aquele mundo social específico.

A racionalidade meio finalística: Quando para atingir um objetivo determinado o agente lança mãos dos meios necessários ou adequados. Nesse sentido, o agente que visa chegar ao objetivo pretendido recorre aos meios disponíveis e seleciona entre estes os mais adequados.

A racionalidade quanto aos valores: Orientada quando hábitos e costumes cultivados levam (condicionam) que o sujeito aja em função deles, ou como sempre se fez, em reação a estímulos habituais, ações bem culturais.

2-Ascetismo intramundano:

Para Max Weber a religião teve total importância para definir os rumos do capitalismo, Weber colocava que o ascetismo intramundano era praticado por algumas religiões como Calvinismo, Pietismo, Metodismo Não se esperaria que outro ascetismo que não fosse o da igreja católica pelo alcance que a mesma tinha e pela ideia de piedade de vida após a morte, já o luteranismo como dogma Paulino da justificação pela fé, dispensa a ação dos homens como componente de processo de salvação. A influência determinante dado ao capitalismo pelas igrejas emergentes da época. O ascetismo intramundado nos dos puritanos produziu, empresários, comerciantes, trabalhadores ferrenhos e ideais para uma nova ordem social.

3-A ética protestante e o espírito capitalista:

No livro a ética protestante e o espírito capitalista estuda uma certa criação do capitalismo, porém vamos em uma visão diferente do capitalismo estudado por Karl Marx. Weber analisa o capitalismo por uma ótica religiosa protestante, o autor mostra como uma influência religiosa consegue influenciar a economia e como algumas pessoas principalmente as seguidoras do protestantismo acabou com que tivesse uma prosperidade na economia. O autor percebe que essas pessoas com prosperidade, que estavam indo bem na vida econômica, elas tinham algo em comum, que eram seguidoras do Calvinismo. Weber vai avaliar o porque essas pessoas que seguem essa religião tendem a ter um sucesso econômico, se existe e porque uma conexão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (199.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com