TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Manifesto Comunista

Por:   •  21/9/2016  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 2

                                

Manifesto Comunista

A obra escrita por Marx e Engels em 1848 é uma obra que explica os principais ideais do comunismo e está dividida em cinco partes, a introdução, três capítulos e uma breve conclusão. O texto começa dizendo sobre o conflito entre dois grupos: a burguesia e o proletariado, uma relação de opressores e oprimidos. A burguesia transforma totalmente a sociedade fazendo da dignidade pessoal em um simples valor de troca, isto é, os proletariados eram meros produtos com um certo valor.

Mas com o desenvolvimento das máquinas e dos meios de comunicações o operário vem sendo mais desvalorizado, concentrando-se cada vez mais a massa de operários revoltados, e de acordo com os autores a burguesia começa a cavar o seu próprio túmulo, pois os proletariados possuíam a capacidade de mudar esta situação, realizando uma revolução formada apenas pela classe oprimida.

De acordo com o texto, o comunismo possui objetivos em comum com o proletário como: a constituição dos proletários em classe, derrubada da supremacia burguesa, conquista do poder político pelo proletariado. Marx e Engels acreditam que a abolição da propriedade privada e sua apropriação pelo proletariado levariam a sociedade a “uma associação na qual o livre desenvolvimento de cada um é a condição do livre desenvolvimento de todos.”. Objetivando sustentar esse argumento de expropriação, eles mostram com esta propriedade, que tantos defendem como justa esta centralizada nas mãos de poucos e nunca, dentro dessa sociedade burguesa, abrangerá a grande maioria da sociedade.

O Manifesto do Partido Comunista, pertence ao momento histórico da Revolução Industrial e do surgimento da classe operária.

O século XVIII viu surgir importantes inovações tecnológicas, como por exemplo, a máquina de fiar, o tear mecânico, e principalmente, a máquina a vapor, que é o símbolo da Revolução Industrial. Nesse período desenvolveu-se também o uso de uma nova fonte de energia, o carvão, que conjuntamente com os aprimoramentos das técnicas de fabricação favoreceram o surgimento das indústrias. Essas novas tecnologias trouxeram muitas mudanças nos modos de organização do trabalho e da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com