TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo- UMA HISTÓRIA SOCIAL DA MÍDIA- Paginas 120 á 124

Dissertações: Resumo- UMA HISTÓRIA SOCIAL DA MÍDIA- Paginas 120 á 124. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

O progresso era ‘não um acidente, mas uma necessidade. Ele era parte da Natureza’.”(página 120)

“Haveria uma seqüência de exposições nos séculos XIX e XX, sempre alardeando os novos dispositivos de comunicação amplamente divulgados na imprensa. “Muitas exposições tinham caráter internacional, assim como as ideias por trás delas.” (página 120)

“Spencer não tratou em detalhes do mundo da mídia ou do trabalho, o qual se modificou tanto quanto o mundo das coisas no século XIX, por meio da urbanização e da industrialização. Quando grandes números de trabalhadores passaram a ficar concentrados sob o teto de uma fábrica, desenvolveram-se novas formas de comunicação coletiva, semelhante ao que aconteceu quando muitas pessoas que não se conheciam antes foram habitar em novos e imensos centros industriais — sendo Manchester, uma cidade assustadora, o primeiro exemplo desses centros. “Pela massa de gente, pode-se dizer que inteligência e energia estavam se comunicando aos socialmente carentes.” (página 122)

“A mera presença de multidões urbanas insufladas por líderes militantes, ou, quase tão perigosas quanto estas, de "massas sem líderes", pode provocar tanta apreensão entre os proprietários quanto à linguagem que usavam, assim como o medo da "turba" nos tempos pré-industriais.” (Página 122)

“A idéia de uma "sociedade de massa" já se tornava comum na linguagem de 1914, sobretudo nos países da Europa continental. Essa idéia foi complementada em uma correlação ‘a ação e reação mútua dos formadores de opinião sobre a massa e da massa sobre eles’ foram ‘a parte mais curiosa de todo o processo pelo qual é produzida a formação de opinião’. “Contexto cultural no século XX pelas expressões ‘elites’ e ‘sociedade de massa’.” (página 122)

“Era a germinação de associações de voluntários, algumas se autodenominando "filosóficas", outras "estatísticas", outras com objetivos específicos sobre moradia, saúde ou educação. “A maioria produzia relatórios e levantamentos, muitas vezes o instrumento mais efetivo de comunicação em cidades socialmente segregadas, como Liverpool e Boston, Londres e Nova York.” (página 122)

“Alexis de Tocqueville (1805-59) "poder da associação", que hoje é normalmente visto como força impulsionadora por trás do que é chamado na América do Norte de "setor sem fins lucrativos". “Para Tocqueville, foi lá que aconteceu a apoteose do desenvolvimento dessa força — mesmo antes do advento da ferrovia, que tornou possível o desbravamento do Oeste.” (página 123)

“No século XX, um novo "ismo" deveria nascer, "consumismo", que, sob o conceito de "sociedade de consumo", deveria dar nova forma tanto às perspectivas históricas quanto à nova tecnologia.” (página 123)

“Na época em que Veblen escreveu, depois de duas ou três gerações de industrialização, o ritmo da vida se intensificara ainda mais do que o previsto por Knight. “Antes da eletricidade havia se imposto um sentido de rotina à atividade econômica.” (página 124)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com